Rede LiteraSampa: transformando não-leitores em leitores

Você conhece a rede LiteraSampa?

A Rede LiteraSampa – formada  por as quatorze bibliotecas comunitárias espalhadas pelas periferias de São Paulo, Guarulhos e Mauá – tem sido uma grande difusora cultural na cidade.

Como outras bibliotecas comunitárias, as da Rede LiteraSampa nasceram do incômodo com a distribuição desigual dos equipamentos culturais. A proposta é criar espaços para circulação de livros, com o propósito de defender a democratização do acesso à leitura e à escrita.

Além de levar literatura de qualidade há milhares de leitores, a rede tem grande participação na elaboração da Política Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas (PMLLLB) de São Paulo, fortalecendo a atuação da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC).

Com seu trabalho ativo envolvendo a formação de mediadores e a promoção de diferentes experiências culturais na periferia, em seus oito anos de existência a Rede LiteraSampa tem transformado não-leitores em leitores.

Atualmente as quatorze bibliotecas que compõem a rede têm em média:

– 4 mil títulos em cada biblioteca

– 7.600 leitores cadastrados

– 5.300 atendimentos por mês

– 2.500 empréstimos mensais

Os locais ocupados pelas bibliotecas comunitárias da rede variam muito: circo escola, centro cultural de samba, espaços em favelas… A primeira – e possivelmente uma das mais conhecidas – é a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, que fica dentro de um cemitério e promove o famoso Sarau do Terror.

Atualmente, alguns recursos são direcionados para compras de livros, mas boa parte do acervo veio e vem de doações de leitores, autores e algumas instituições – como a própria Taba que – desde abril de 2018 doa parte dos títulos curados pela equipe para as bibliotecas da rede LiteraSampa.

E agora, queremos contar com você para nos ajudar a oferecer  experiências de leitura de qualidade para o público frequentador das bibliotecas comunitárias da periferia de São Paulo.

Doe a partir de R$25 e garanta seis meses de assinaturas do Clube de Leitores A Taba para crianças e famílias que frequentam as bibliotecas e eventos externos promovidos pela rede.

Com o seu apoio, vamos garantir que as crianças e jovens da periferia de São Paulo tenham acesso à mesma qualidade da curadoria entregue aos assinantes do Clube de Leitores A Taba!

Se você também acredita que todos têm direito às melhores experiências de leitura, #adoteumabiblioteca e compartilhe a campanha!

Com a sua contribuição as 14 bibliotecas da rede e também as mães mobilizadoras receberão, durante seis meses,  um kit especial da Taba com as assinaturas referentes aos quatro tipo de leitores de nosso Clube: bebê, iniciante, autônomo e experiente!

Para iniciar os envios em julho, precisamos de 140 doações de R$25. Colabore e convide seus amigos para garantir que as bibliotecas comunitárias da Rede LiteraSampa tenham acesso às melhores experiências de leitura!

Vamos juntos apoiar a Rede LiteraSampa em seu trabalho inspirador!

“Receber um acervo atualizado e selecionado por profissionais especialistas em literatura infantil, será uma grande contribuição para que crianças e familiares tenham garantidos o direito humano à literatura, à cultura desde pequenos. O Brasil tem produzido verdadeiras obras de arte em literatura infantil. Pensar que esta produção pode chegar a uma região distante do centro e das livrarias, nos enche de alegria. As crianças, mães, pais e avós de nossas bibliotecas saberão que estarão lendo livros escolhidos especialmente para eles e elas.” (Rede LiteraSampa)

Para saber mais sobre o trabalho transformador da Rede LiteraSampa, clique aqui.

Para conhecer o Clube de Leitores A Taba, clique aqui.