A fada que tinha ideias

A fada que tinha ideias

Escrito por: Fernanda Lopes de Almeida

Editora: Ática

Ano de lançamento: 2006

Resenha

 A fada que tinha ideias é uma história de fadas dividida em 13 capítulos, com pequenos contos quase autônomos, que mantêm entre si um fio condutor: a rebeldia de Clara Luz, que, diferentemente das outras fadinhas, não quer aprender mágicas como aquelas descritas no Livro das Fadas. Clara Luz quer inventar suas próprias magias e encantos mirabolantes, sem ceder às regras e à autoritária Rainha das Fadas. E sua varinha é tão rebelde quanto ela! O caráter questionador deste livro está justamente na atitude revolucionária de Clara Luz, que contraria todos os clichês dos contos de fadas, transgredindo e inovando o mundo maravilhoso. “Quando alguém inventa alguma coisa o mundo anda”, diz a fadinha questionadora e criativa, enquanto transforma o bule de café em passarinho, dá vida às nuvens, colore a chuva ou faz o amigo Relampinho sair de dentro do bolo e assustar a todos. A ilustração despretensiosa de Edu dá colorido ao texto sem diminuí-lo, já que o ponto forte do livro são os textos e a mensagem que deles se depreende: é possível, sim, transformar o cotidiano em algo mais interessante e divertido, basta não se acomodar com o que está dado como certo.

Trecho do livro:

 “Clara Luz, a Gota e o Relampinho foram brincar no jardim. A Fada-Mãe ficou espanando a poeirinha de prata dos móveis e pensando naquele assunto da bruxa:
— Agora, a Rainha vai descobrir tudo, inclusive que Clara Luz nunca passou da Lição I do Livro. Não sei o que vou dizer quando ela me chamar, para dar explicações.”
P. 26

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook
01 Comentário
  1. Renato Lear26 mar, 2019Responder

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.