Vinte mil léguas submarinas

Vinte mil léguas submarinas

 

 

Vinte mil léguas submarinas

20_mil_leguas_ler9780472botaocomprar

Autor(a): Júlio Verne

Ilustrador: Laurent Cardon

Tradutor Walcyr Carrasco

Editora: FTD

Ano de lançamento: 2007

Resenha:

O professor e pesquisador do Museu de História Natural da França, Senhor Aronnaux, é convocado para desvendar um mistério que assombra os mares, destruindo embarcações em diversos pontos do globo. Na suspeita de se tratar de um monstro dos mares, o professor, seu criado Conceil, o experiente pescador canadense Ned Land embarcam no Abraham Lincoln.

Em alto mar, descobrem existir vida além dos animais marinhos catalogados. O que mais poderia habitar os mares? Seria possível manter uma estrutura repleta de aparato humano e intelectual, como livros, obras raras e relíquias, roupas e sofisticados alimentos no fundo das águas? Somente uma figura como capitão Nemo poderia dizer.

Do escritor francês Júlio Verne (1828-1905), esta ficção é construída por meio de linguagem especializada, referências científicas de diversas áreas, como botânica e zoologia, e elementos do universo artístico. Durante a leitura, somos levados pelo encanto intelectual e estético presentes na obra que, de modo envolvente, contribuem para a ampliação e sofisticação do imaginário da juventude e sua formação.

Trecho do livro:

“Depois das obras de arte, as raridades naturais ocupavam um espaço importante. Eram plantas, conchas e outros produtos do oceano. No centro, um jato d’água iluminado caía numa concha gigantesca. Ao seu redor, em elegantes vitrines viam-se, classificados e etiquetados os mais valiosos espécimes do mar já vistos por um naturalista. Como professor e estudioso, pode-se imaginar meu entusiasmo!” (p. 58)

Para quem?

exp sozin

Para quê?

viajar

 

20 mil léguas submarinas: edição definitiva, comentada e ilustrada

20_mil_Leguas_ler9780503  botaocomprar

Autor(a): Julio Verne

Ilustrador: Alphonse de Neville, Édouard Riou

Tradutor: André Telles

Editora: Zahar

Ano de lançamento: 2011

 

Resenha:

O título completo diz muito sobre o clássico de Júlio Verne que os leitores têm em mãos: Edição Definitiva – Comentada e Ilustrada. E assim é! Uma belíssima edição de 454 páginas ricamente ilustradas por dois grandes artistas amigos de Verne com 70 desenhos em bico de pena que recriam com primor e ousadia a fantasia submarina do autor. Ricos e essenciais comentários, capa dura de excepcional e colorida beleza, além de glossário e depoimentos completam a edição definitiva. Um dos precursores e mais profícuos escritores de ficção científica, o autor francês criou um novo mundo com suas obras que anteciparam muito do que a ciência iria inventar muitos anos depois. Em Vinte mil léguas, o submarino já existe e se chama Náutilus, e o Capitão Nemo, tantas vezes imitado em tantas obras, será reconhecido como um dos inesquecíveis personagens vernianos, ao lado do professor Aronnax e Ned Land. Conseguirão capturar o monstro fusiforme, fosforescente, veloz e gigante que amedronta navios de todo o mundo? O fundo do mar sonhado por Verne ainda não foi alcançado pela ciência, mas está à disposição dos leitores curiosos.

Trecho do livro:

“O combate entre cachalotes e baleias já começara quando o Náutilus chegou e manobrou de maneira a isolar o cardume dos macrocéfalos. Estes, no início, não se abalaram muito à visão do novo monstro que se imiscuía na batalha. Mas não demorou muito para que tivessem de se defender de seus golpes.
Que luta! O próprio Ned Land, subitamente animado, terminou por aplaudir. Projetado à frente pela destreza de seu capitão, o Náutilus transformara-se num arpão assassino, lançando-se contra aquelas massas carnudas e atravessando-as de lado a lado, deixando após sua passagem duas fervilhantes metades de animal.” (p. 34)

Para quem?

exp sozin

Para quê?

viajar emocionar pensar

 

 

20 000 Léguas submarinas

20_mil_leguas_ler9781221botaocomprar

Autor(a): Júlio Verne, Ron Miller

Ilustrador: Paul Wright

Tradutor: Hildegard Feist

Editora: Companhia das Letrinhas

Ano de lançamento: 2013

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário