Uniforme

Uniforme

Escrito por: Tino Freitas

Ilustrado por: Renato Moriconi

Editora: Edições de Janeiro

Ano: 2015

Resenha

“Clóvis nasceu livre e pelado, como todo camaleão.”

É assim que se inicia essa narrativa que convida à reflexão sobre os “uniformes” que usamos para assumir os diferentes papéis que representamos ao longo da vida.

Assim, ora escondemos nossos medos, ora demonstramos nossa agressividade. Às vezes andamos nas nuvens, noutras precisamos firmar os pés no chão. Como camaleões, mudamos de personagem confome cada situação.

Mas, de uniforme em uniforme, o protagonista desse pequeno conto faz uma grande descoberta. E, a partir de então, nada mais será como antes.

As ilustrações de Renato Moriconi brincam com a repetição das figuras, convidando o leitor a perceber que, a singularidade de Clóvis o torna único e especial,  mesmo que ele insista em ser igual a todo mundo.

Tesouro – por que escolhemos esse livro para nosso Clube de Leitores?

Livros como “Uniforme” podem nos surpreender porque, embora pareçam simples à primeira vista , escondem muitas camadas de significados que só poderão ser compreendidas após algumas leituras.

Assim como Clóvis, nascemos livres e pelados. E são as escolhas que fazemos ao longo da vida que poderão nos aproximar ou nos distanciar da liberdade de sermos do tamanho dos nossos sonhos.

*Livro enviado em setembro de 2015 aos leitores autônomos assinantes do nosso Clube de Leitores – A Taba