Uma chapeuzinho vermelho

Uma chapeuzinho vermelho

Escrito por: Marjolaine Leray

Ilustrado por: Marjolaine Leray

Traduzido por: Júlia Moritz Schwarcz

Editora: Companhia das Letrinhas

Ano de lançamento: 2012

Resenha
A estreia de Marjolaine Leray como autora e ilustradora de uma obra destinada ao público infantil não podia ser mais feliz.

O resultado de sua irreverente versão para o clássico conto “Chapeuzinho Vermelho” certamente deve-se ao perfeito casamento entre narrativa verbal e visual.

Subvertendo a “lei do mais forte” que predomina na versão original do conto registrada por Charles Perrault, a Chapeuzinho Vermelho deste livro apresenta-se aparentemente frágil – ilustrada com traço leve e minimalista, ocupa pouco espaço nas páginas – quando, na verdade, é de uma astúcia e coragem sem tamanho!

Já o lobo, viril e assustador, é derrotado pela menina devido ao vício que o caracteriza também nas versões tradicionais – a gula – mas, sobretudo, por uma surpreendente ingenuidade.

São muitas as surpresas reservadas ao leitor nessa obra que se destaca pelo caráter sugestivo e inusitado dos acontecimentos, construídos mediante a união de texto e imagem, cheia de indícios. As cores que correspondem à fala de cada um dos personagens e o traçado manuscrito e irregular da letra são apenas alguns deles.

Uma chapeuzinho vermelho foi o livro selecionado para os leitores iniciantes do Clube de Leitores A Taba em fevereiro de 2017.

Assine você também e receba, todos os meses, as melhores experiências de leitura em sua casa!