Um elefante no nariz

Um elefante no nariz

elefante no nariz_ler9780452  botaocomprar

Autor(a): Sérgio Capparelli

Ilustrador: Alcy Linares

Editora: L&PM

Ano de lançamento: 2011

 

Resenha:
Os poemas de Sérgio Capparelli, em Um elefante no nariz, são divertidos não só pelas situações neles encenadas, como também pelos engenhosos jogos de palavras, como os trocadilhos, e por explorar visualmente o espaço de cada página dispondo as palavras à maneira dos poetas concretos; tudo isso com o auxílio das ilustrações engraçadas de Alcy. Tanta inventividade ajuda a compor e reforçar imagens inusitadas, como a de um elefante pousado no nariz, ou as traças letradas e iletradas que devoram, com ou sem critério, os livros que as alimentam literalmente, ou metaforicamente. O premiado escritor mineiro, Sérgio Capparelli, é um dos autores infantis que mais têm entusiasmado os leitores dessa faixa etária, admirável ainda mais pela insistência na poesia, gênero difícil e arriscado que, em se perspectivando o leitor mirim, muitos escritores incorrem em infantilizações. Isso não ocorre em Caparelli, graças ao domínio de sua escrita e ao humor afinado com o gosto infantojuvenil.

Trecho do livro:
“Se acha perigoso Um elefante no nariz, Pense bem: Muito pior Quando ele perde o equilíbrio E solta um pum.” (Livro sem numeração nas páginas)

Para quem?

Para quê?

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário