Traço de poeta

Traço de poeta

traço de poeta_ler9780444  botaocomprar

Autor(a): Vários

Ilustrador: Vários

Editora: Global

Ano de lançamento: 2007

 

Resenha:
O conjunto de poemas reunidos em Traço de poeta tematiza questões da mais alta relevância para os seres humanos. Mesmo os que tratam de situações aparentemente banais, como o poeta da paixão e da humildade, Manuel Bandeira, ao perscrutar um belo corpo de mulher emergindo das águas do mar, encerra com a constatação estarrecedora de que aquele corpo esconde uma alma carente de felicidade; já Affonso de Romano de Sant’Anna dissemina versos a princípio ingênuos, à maneira dos tradicionais poemas cumulativos, que consistem em exercícios lúdicos para a memória, mas Sant’Anna avança retomando versos revestindo-os de densidade e profundezas, cravando na consciência do leitor a denúncia de um estado de coisas nada ingênuo, mas dolorido. Há ainda o lirismo amoroso, triste, feliz ou irônico, como em Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa e Paulo Leminski. A edição dá um tratamento digno a cada texto, com ilustrações que contribuem com chaves de interpretação bem coerentes, tudo para tornar cada leitura uma experiência única e intensa.

Trecho do livro:
“Tenho fases, como a lua. Fases de andar escondida, Fase de vir para a rua… Perdição da minha vida! Perdição da vida minha! Tenho fases de ser tua, Tenho outras de ser sozinha.” (p. 15)

Para quem?
exp acom

Para quê?
rir emocionar dificeis

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário