Sobre

A Taba é uma empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis. Nossa equipe é formada por um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

Todos os dias, lemos, selecionamos e resenhamos livros, indicando-os conforme o tipo de leitor, de leitura e de experiência leitora, divulgando-os em nossa plataforma.

Além disso, disponibilizamos conteúdos relacionados ao universo da literatura infantil e juvenil, contribuindo para a formação do repertório, oferecendo experiências leitoras significativas por meio do acesso a livros de qualidade.

Não possuímos vínculos e parcerias com nenhuma editora para garantirmos a qualidade e imparcialidade de nossa curadoria.

Nós acreditamos que:

*Você tem direito à literatura, à fantasia, ao mundo construído a partir da palavra escrita;

*A leitura é uma experiência social que precisa ser compartilhada. Aprendemos mais sobre os sentidos das obras que chegam até nós quando compartilhamos impressões e conversamos em torno do literário;

*É na infância que se dá o primeiro contato com a linguagem literária. É preciso atentar para a qualidade daquilo que oferecemos às nossas crianças nessa iniciação ao universo literário;

* A formação do repertório e de critérios de escolha se dá a partir do acesso a bens de qualidade. Só é possível desenvolver critérios estéticos de apreciação da Arte, como a literatura, quando se tem contato frequente com boas obras, a partir das quais podem ser observados aspectos como a linguagem, o estilo e a integridade discursiva, por exemplo;

* O que define a competência de um leitor não é a sua idade cronológica, mas, sim, a sua experiência como leitor, seu repertório, sua história de convivência com a linguagem escrita e seu domínio sobre ela.

Sabemos que:

*Por ano, no Brasil, são lançados cerca de 7.000 títulos diferentes voltados para o público infantil e juvenil.

Então, como aproximar bons livros e leitores? Como achar o livro certo para cada tipo de leitor?

Há um grande apelo comercial no mercado editorial de literatura infantil. Faltam indicadores que orientem a escolha de livros de qualidade em meio à oferta massiva das grandes livrarias e dos subprodutos dos desenhos e filmes apresentados para o grande público.

Atualmente, a principal fonte de informação que vem orientando a escolha de livros por pais e educadores são os catálogos das editoras, das livrarias, dos sites de vendas e das revistas, cujas sinopses são pouco esclarecedoras e, em sua maioria, escritas apenas com objetivo comercial. Recentemente, os blogs das próprias editoras e algumas iniciativas independentes de especialistas em literatura infantil, psicólogos, jornalistas e outros profissionais preocupados com a cultura da infância têm ocupado um papel importante na divulgação de obras de qualidade. Nossa plataforma é um desses canais.

Construímos na web um ambiente onde é possível obter informações sobre os títulos lançados no mercado, livros de catálogo, clássicos e outras obras essenciais para a construção de um repertório estético de qualidade, apostando na inteligência do leitor.

Promovemos eventos virtuais (bate-papos e rodas de leitura) e divulgamos informações sobre os vários atores da cadeia produtiva do livro.

Por meio de nossas ações, aproximamos pais e educadores de títulos de qualidade, ajudando-os na escolha das obras que desejam disponibilizar para seus filhos e alunos.

Nosso conteúdo apoia o trabalho de livreiros e bibliotecários, divulgando informações sobre bons livros, os quais que poderão ser encontrados facilmente por clientes e usuários.

Para escritores, autores, editores e demais profissionais da cadeia produtiva do livro, contribuímos para a promoção desse objeto cultural, ampliando a visibilidade dos bons títulos disponíveis no mercado.

Para isso:

* Para mantermos nossa plataforma e produzirmos conteúdo exclusivo sobre livros, leitores e leitura, criamos um serviço de assinaturas de livros infantis e juvenis –  O Clube de Leitores A Taba – e uma livraria virtual especializada em literatura para crianças e jovens, onde todos os títulos à venda são selecionados por nosso Conselho Curador. Todo o lucro obtido com a venda de livros e assinaturas é revertido para a manutenção de nossos serviços.

Também:

* Prestamos consultoria em projetos de leitura, analisando o trabalho realizado, reestruturando-os, quando necessário;

* Auxiliamos escolas e bibliotecas  na composição de acervos e orientamos a realização de projetos de leitura compartilhada;

* Fazemos formações de professores, pais e agentes de leitura;

* Desenvolvemos projetos e oficinas de leitura específicos, de acordo com as necessidades de cada instituição.

Para entrar em contato conosco, escreva para contato@ataba.com.br

Conheça algumas ações e projetos já desenvolvidos pela Taba:

 

10632690_955092627859875_1121490293612094690_n

Instituto Natura: Concepção e desenvolvimento do Caderno Trilhas Indicações Literárias: seleção de sessenta livros literários voltados para as crianças, com orientações de trabalho em sala de aula e sugestões de como ler fora do ambiente escolar. As obras têm relação com os cadernos do Projeto TRILHAS, sendo possível ampliar o repertório de histórias lidas.

Para conhecer a publicação, clique aqui.

 

025

 

Reconhecimento Município Leitor e Rede que Ensina: Seleção dos Municípios e professores que desenvolvem boas práticas de leitura relacionadas ao Projeto Trilhas, desenvolvido pelo Instituto Natura.

 

557ee0d3-fc10-4cda-9d09-4a462d4fa758

 

Projeto Crescer Lendo: Seleção dos títulos para composição do conjunto 10 acervos  a serem doados a instituições de educação infantil.

 

 

logotipo-grande

Instituto Brasil Solidário: Consultoria para análise e reformulação dos Projetos de Leitura desenvolvidos pelo Instituto, além da formação dos capacitadores responsáveis pelas oficinas de leitura.

 

 

NOSSA EQUIPE:

Denise_baixa-073Denise Guilherme é idealizadora e diretora da Taba. Mestre em Educação pela PUC-SP, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura para Fundação Victor Civita e Instituto Natura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

 

barbaraBarbara Franceli é Pedagoga, professora de referência formadora do 2o. ano do Ensino Fundamental 1 e integrante do Centro de Formação da Escola da Vila.

 

 

 

Bia Lopes  ainda se recorda da primeira vez que viu um livro na sua vida o qual mostrava um bebê nascendo, da primeira vez que viu um caderno com letras manuscritas. Em cada um desses momentos, soube que teria de habitar um mundo com livros e cadernos. Essas imagens primeiras levaram-na às oficinas de poesia em São Bernardo do Campo que a conduziram à graduação de Letras na Universidade de São Paulo, à edição de livros na Imprensa Oficial, à curadoria do happening “Ciranda do Poema” e de projetos dedicados às obras de Guimarães Rosa e Clarice Lispector, à coordenação de saraus e jornadas de leitura e à colaboração no blogspot Cia. Corpos Nômades para o espetáculo “O barulho indiscreto da chuva.”

183608_1301186907399_3630199_nCelinha Nascimento é Mestre em Literatura Brasileira, consultora, assessora e formadora de professores.
Depois de Literatura, formou-se em Meio Ambiente na busca incansável da sustentabilidade do corpo e da alma.
Contadora de Histórias nas horas vagas e a vagar.

 

11116511_809422495813390_619751557723390950_nClara Di Lernia é estudante de Biblioteconomia, empenhada em demonstrar que a profissão tem muito a colaborar com os tempos atuais. Apaixonada por histórias desde pequena, busca – no contar das palavras escritas, da oralidade, dos desenhos, dos sons – entender e explicar um pouco essa coisa que é o mundo.

 

 

Claudia Pucci: “Comecei ouvindo histórias com arroz e feijão, numa tentativa do meu pai de me fazer 11949439_10206513311644521_4151743070985778868_ncomer. Desde então, dentro de mim viraram nutrição, necessidade. E da boca do pai, da mãe, da avó, passaram aos gibis, aos livros de infância. Um caminho inevitável. Cresci e fui contar histórias no cinema, no teatro, e sempre no papel, refazendo a trilha dourada das
palavras e da imaginação. Todas me alimentam: as inventadas e as colhidas nos campos da realidade. Mas agora, com três filhos pequenos, me rendi  novamente ao sagrado daquelas histórias secretas, que vem daquele jardim com luz muito antiga, dentro da gente. Então tento escutar o canto, e contar em conto, pedindo para que o encanto volte a se fazer presente.”

28873_3310729867293_404144147_nCristiane Tavares é Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e trabalha com formação de professores na área de Língua Portuguesa. Atualmente coordena projetos na Associação Crescer Sempre, em parceria com escolas estaduais da região de Paraisópolis. É colaboradora permanente da Revista Emília.

1271139_761921227189458_7347898880213027661_o

 

 

Edi Fonseca gosta de cheiro de livro novo e de ler em voz alta. Trabalha com formação de professores, é narradora oral e atriz. Em todos os seus fazeres as histórias e a leitura estão muito presentes.

EmilyAnneStephanoEmily Anne Stephano é formada em moda e especialista em jornalismo com foco em mercados de nicho e ambiente digital. Antes de saber ler já adorava passear na biblioteca e encontrou nos livros e cadernos seu primeiro grande amor. Hoje leciona Comunicação e Moda, presta assessoria de comunicação e escreve sobre cultura e universo infantil.

 

 

19927_10208059605995820_7218050174243011152_nIsadora Freire é bibliotecária apaixonada por literatura infantil, atua em biblioteca escolar de ensino infantil e fundamental I em Brasília. É também voluntária da Associação Viva e Deixe Viver.

 

 

Mara DiasMara Dias é coordenadora cultural e  formadora de professores.

 

 

 

 

11987076_1033560029989546_4345598648584160853_nMarcia Oliveira é pedagoga e atua como educadora de primeira infância há mais de dez anos. Apaixonada por crianças e consciente do seu papel na vida de cada uma delas,  traz em sua essência o encanto e prazer por descobertas.

 

 

10544513_785883198129408_102354970_n

Patrícia Pedroso é Mestre em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da USP e professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II.

 

 

 

10253965_400626476742034_4944102734344017432_nSandra Medrano é  Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da USP, coordenadora pedagógica de projetos de formação em alfabetização e leitura na Comunidade Educativa CEDAC, coordenadora e editora do blog da campanha “Toda Criança Pode Aprender” do Laboratório de Educação e colaboradora permanente da Revista Emília. Atualmente participa do Master em leitura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona.

 

 


Participe da conversa!

Ilse Maria Vivian, Patricia Poet, Cristiane Brustolin,

Quero participar!! Sou contadora de histórias..obrigada

Aí gente boa do Professores do Município de Resende vai com todo carinho procês também…

Que lindo este espaço! Adorei! Parabéns!!!

Cássia Maria disse:

Como disse a Carolina, um aconchego mesmo este blog! Parabéns :) Eu sou Cássia e faço um trabalho de leitura com mães e pais acompanhados dos seus bebês, chamado Literatura de Berço. Eu gostaria muito de marcar um encontro com vcs para nos conhecermos e trocarmos ideias! Bjos

Que delicia navegar pelos lincks do blog. Adorei!! Vou passar por aqui mais vezes.

Olá, Maria Leonor! Bom dia!
Em casos específicos como esse, a equipe do Leitura Em Rede oferece serviços de consultoria para composição de acervos e recomendações para escolas, além de propostas de clubes de leitores. Caso tenha interesse, por favor, mande-nos seus contatos pelo e-mail: contato@leituraemrede.com.br
De qualquer forma, no blog e em nossa página no facebook, sempre estamos fazendo recomendações. Algumas, inclusive, de acordo com o perfil dos leitores.
Um forte abraço

Precisamos de uma ajuda para organizar um "clube de leitura" para meninos mais sabidinhos do primeiro ano.
Precisamos de indicações de livros que possam ler com autonomia. Livros relativamente curtos, mas que demorem mais de um dia para ler (uma semana).
Para organizarmos esse clube, gostaríamos que fosse por tema. Autor, histórias tristes, engraçadas, de um mesmo gênero, de personagens (lobos, bruxas, objetos, etc.)

A Taba disse:

Alô, Heloísa! Muito obrigada pelo carinho e pela parceria! Estamos esperando suas contribuições! Bjs

Alô, Heloísa! Muito obrigada pelo carinho e pela parceria! Estamos esperando suas contribuições! Bjs

A Taba disse:

Obrigada, Carolina! Ele é fruto de um longo sonho e de muito trabalho. Venha sempre que quiser!

Obrigada, Carolina! Ele é fruto de um longo sonho e de muito trabalho. Venha sempre que quiser!

Marco Antonio Leite disse:

MENINA BONITA…

Carolina Adele Sandroni disse:

Que aconchego este blog! Gostei e venho sempre consultar antes dos meus passeios quase semanais a livrarias, sebos e outras andanças!

Carolina Adele Sandroni disse:

Que aconchego este blog! Gostei e venho sempre consultar antes dos meus passeios quase semanais livraria, sebos e outras andanças!

Heloisa Ramos disse:

Parabéns a você, Denise, e à sua equipe! Gostei demais de tudo – da facilidade de acesso aos diferentes boxes, da qualidade dos artigos, da quantidade dosada de informação e do visual enxuto e belíssimo. É um presente para os olhos e para a alma. Grata, querida Denise.

Heloisa Ramos disse:

Parabéns a você, Denise, e à sua equipe! Gostei demais de tudo – da facilidade de acesso aos diferentes boxes, da qualidade dos artigos, da quantidade dosada de informação e do visual enxuto e belíssimo. É um presente para os olhos e para a alma. Grata, querida Denise.