https://i2.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Pra-brincar.jpg?fit=512%2C371

Pra brincar

pra brincarLivro: Pra brincar

Autor: Manuel Bandeira

Ilustradora: Claudia Scatamacchia

Editora: Global

 

Resenha

Pra brincar é título dessa coletânea de poemas de Manuel Bandeira que explora de diferentes formas o jogo com a palavra.

Misturando elementos da cultura popular brasileira à linguagem e temas relacionados ao universo da infância, os textos selecionados para essa coletânea mostram a versatilidade e ousadia de um dos maiores poetas brasileiros.

As ilustrações de Claudia Scatamacchia dialogam com os poemas, ora envolvendo-os em linhas sinuosas que parecem molduras, ora acrescentando detalhes que ampliam o sentido dos textos.

(Resenha elaborada pela Equipe A Taba para o Mapa de Exploração exclusivo enviado aos assinantes da categoria autônomos do Clube de Leitores no mês de maio.)

Como foi a leitura?

O livro Pra brincar é uma rica oportunidade de conhecer um dos grandes nomes da literatura brasileira. Talvez seja a única leitura que a criança possa fazer sobre o autor. Então acredito ainda mais na importância de explorar todo o livro: capa, contracapa, editora, biografia do autor, biografia da ilustradora. É uma aula de história!
Quanto à leitura, a sugestão de ler em voz alta – dada pelo Mapa de Exploração –  me ajudou muito. A sonoridade das palavras, como o “cloc” dos cachorros bebendo água em um dos poemas,  nos remetem à imagem e à memória do que já vimos e conhecemos. Sons das nossas lembranças…
Confesso que achei os poemas complexos e fiquei supresa ao observar que, apesar da data em que foram criados, alguns deles relatam temas muito atuais como o preconceito e a relação entre o homem a natureza.
Mais uma vez, obrigada pela rica leitura e conhecimento literário!




Participe da conversa!
%d blogueiros gostam disto: