Porque colocamos estrelas nas árvores de Natal

Autor(a): Nadia Heppel

Ilustrador: Nadia Heppel

Tradutor: Luciana Fiuza

Editora: Aletria

Ano de lançamento: 2011

 

Resenha:

Este é um conto de Natal escrito e ilustrado pela russa Nadia Heppel. É também a história de uma amizade entre a limpadora de estrelas, Zara e o cão, Lurijo.

Ele ansiava muito ganhar o Concurso da Árvore de Natal mais Bonita. As árvores que ganharam nos anos anteriores tinham o laço maior, mais vermelho e brilhante.

Enquanto Zara cuidava das estrelas à noite, teve uma ideia para enfeitar a bonita árvore em que o amigo havia trabalhado com zelo e antecedência. E é este o enfeite que mudará o critério dos jurados do concurso e da tradição do que se colocar no topo de uma árvore de Natal.

As bonitas pinturas à óleo, com as cores natalinas tonalizando as roupas dos habitantes e a cidade, complementam o texto com graça e delicadeza.

 

Trecho do livro:

“Ao subir as escadas, ela ainda não se sentia nem um pouco em clima de Natal. Mas, mesmo decepcionada, deixou as estrelas brilhando para aquela noite especial. Ela lustrou e lustrou, e quando finalmente parou para descansar, olhou para baixo. Viu Lurijo sentado ao lado de sua árvore, repleta de bolas e enfeites, luzes e doces. Tinha o maior e mais vermelho laço que Zara já havia visto na vida, bem no topo.” (p. 16)

 

Para quem?

inici acomp aut sozin

Para quê?

emocionar