Peter Pan

Peter Pan: Edição comentada

Autor(a): J.M. Barrie

Ilustrador: F.D. Bedford

Tradutor: Julia Romeu

Editora: Zahar

Ano de lançamento: 2012

 

Resenha:

“Todas as crianças crescem, menos uma.” Assim começa a história de Peter Pan e a família Darling em sua fantástica viagem pela Terra do Nunca. Acompanhados pelos meninos perdidos, uma fada muito ciumenta, crocodilos, piratas e sereias, eles enfrentam o terrível Capitão Gancho, descobrem seus próprios medos e convidam os leitores a experimentar uma aventura daquelas!
Essa edição contém a história completa, sem cortes ou mudanças. Além disso, as páginas são ricamente ilustradas pelas imagens feitas em 1911 para a primeira edição e é possível encontrar, ao longo do texto, algumas notas explicativas (pequenos recados) que podem ajudá-lo a compreender ainda mais esse clássico.

 

Para quem?

exp sozin

Para quê?

rir viajar

 

Peter Pan: Adaptado por Monteio Lobato

Autor(a): Monteiro Lobato

Editora: Globo

Ilustrador: Fabiana Salomão

Ano de lançamento: 2009

 

Resenha:

Peter Pan, o clássico inglês escrito por J.M. Barrie, ganhou uma adaptação de Monteiro Lobato em 1930, e, na edição atual, as aventuras são ilustradas por Fabiana Salomão.
O “menino que não quer crescer” chega ao sítio graças à história que Dona Benta começa a contar para seus interessados ouvintes: Narizinho, Pedrinho, Emília, Tia Nastácia e o Visconde, que não sabiam quem era Peter Pan, o menino que, em Reinações de Narizinho, roubara a sombra do Gato Félix.
Conforme a história avança, a sombra de Tia Nastácia começa a sumir, exatamente como no livro de Barrie. A obra mistura a realidade (ficcional) do sítio com a ficção do livro de Barrie, o que cria uma história com referências a outras histórias.
Além da versão em prosa, atualmente, há uma versão da aventura em quadrinhos, ilustrada por Denise Ortega.

 

Trecho do livro:

“Dona Benta sentou-se na sua cadeira de pernas serradas, subiu para a testa os óculos de aro de ouro e começou:
– Era uma vez uma família inglesa…
– Espere, Sinhá! Não comece ainda – gritou lá da copa Tia Nastácia. – Eu também faço questão de conhecer a história desse pestinha. Estou acabando de lavar as panelas e já vou.” (p. 13)

 

Para quem?

aut acomp exp sozin

Para quê?

rir dificeis viajar



Participe da conversa!