Os melhores contos de Rubem Braga

Os melhores contos de Rubem Braga

Escrito por: Rubem Braga, Davi Arrigucci Júnior
Editora: Global
Ano de lançamento: 2001

Resenha

Rubem Braga é um dos nomes de destaque da literatura brasileira, conhecido essencialmente pela escrita de crônicas nos jornais. Os melhores contos de Rubem Braga é uma antologia de sua obra, feita pelo professor Davi Arrigucci Júnior. Os textos que compõem o livro demonstram a sensibilidade refinada do escritor, que soube olhar para o cotidiano e extrair sua beleza, trazendo à tona os sentimentos envolvidos nos pequenos instantes. As relações afetivas e as recordações do passado são temas comuns em suas narrativas, que também se voltam para os problemas sociais, criticando-os. O livro é composto por 39 textos e uma breve biografia do escritor, além do prefácio que destaca as características de sua obra. Entre as narrativas, “O cajueiro” é um dos exemplos poéticos da relação afetiva que o narrador estabelece com as coisas da vida.

Trecho do livro

“Cada menino que ia crescendo ia aprendendo o jeito de seu tronco, a cica de seu fruto, o lugar melhor para apoiar o pé e subir pelo cajueiro acima, ver de lá o telhado das casas do outro lado e os morros além, sentir o leve balanceio na brisa da tarde.”

P. 137

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário