O velho que trazia a noite

O velho que trazia a noite

velho que trazia a noite_ler9780694botaocomprar

 

Autor(a): Sérgio Capparelli

Ilustrador: Lélis

Editora: Global

Ano de lançamento: 2004

 

Resenha:
O escritor mineiro Sérgio Capparelli é um dos mais reconhecidos e premiados da literatura infanto-juvenil brasileira. O velho que trazia a noite é uma das obras que o consagra. Esta obra é um poema sonoro, ritmado e belo poema que brinca com muito do imaginário mítico em torno de quem faz o dia e a noite. Nele, um menino anda às voltas com esses mistérios e com os dos nascimentos e das mortes. A noite que o menino teme é bem povoada: pássaros, lobos, lobisomens, estrelas o espreitam. Quem o consola é a mãe parteira que lhe promete trazer o dia enquanto ele dorme. Perto de onde ele mora, um homem perneta vive. O garoto imagina que, por o velho sair de casa sempre ao final da tarde, é ele quem traz a noite. A diagramação e os recursos poéticos do texto junto com as ilustrações de Lélis dão ao leitor a dimensão dos medos noturnos, das perguntas e fantasias do menino.

Trecho do livro:
“Pois é, ele anoitece E logo vai dormir. Não sei o que acontece! Deve ser bruxo, lobisomem, Filho do chifrudo, Taturana de fogo!” (p. 16)

Para quem?
aut acomp

Para quê?
dificeis emocionar

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário