O ursinho apavorado: um livro de dobraduras não muito apavorante

O ursinho apavorado: um livro de dobraduras não muito apavorante

 

Autor(a): Keith Faulkner

Editora: Companhia das Letrinhas

Ano de lançamento: 2000

 

Resenha:

Em “O ursinho apavorado,” a dupla extremamente bem afinada composta pelo autor Keith Faulkner e o ilustrador Jonathan Lambert conseguem captar com precisão o universo infantil. Na história, um ursinho acorda no meio da noite ouvindo um tremendo barulho. Essa é a porta de entrada para que a imaginação do personagem e também a do leitor, corram soltas por uma infinidade de monstros e criaturas temíveis. A cada página virada, o leitor é surpreendido por uma enorme dobradura que salta do livro dando vida aos personagens. Na capa os dizeres: “Um livro de dobraduras não muito apavorante” já antecipa ao leitor o tipo de livro com o qual vai interagir. As ilustrações grandes, bem coloridas e muito expressivas são acompanhadas dos barulhos e urros dos animais expressos no texto por letras graúdas e destacadas, fazendo o leitor sentir o mesmo pavor do ursinho. Durante a narrativa, acompanhamos o crescimento gradual do medo do personagem tanto atravéspor meio das ilustrações (o ursinho vai se encolhendo, encolhendo até entrar em baixo das cobertas), quanto do texto (as letras da palavra papai vão ficando cada vez maiores, acompanhando o volume da voz do ursinho que também vai aumentando na tentativa desesperada de chamar o pai para ajudáa-lo). Personagem e leitor angustiados, se perguntam o porquê do papai urso não vir interceder, acolhendo-os. Quando a narrativa atinge um clímax quase insuportável, o desfecho surpreendente é revelado pelo próprio personagem apavorado, que enfrenta seus medos e desvenda o mistério do barulho aterrorizante.
Da mesma série de “O sapo Bocarrão”, “Essa não!”, “O porco narigudo”, “Drácula” e “O pingüuim preocupado,” todos publicados pela Companhia das Letrinhas, “O uUrsinho apavorado” é um livro- brinquedo eletrizante que convida os pequenos leitores a entrarem no universo mágico dos contos. Recebeu o título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil — FNLIJ 2000, na categoria livro-brinquedo

 

Trecho do livro:

“O Ursinho desceu da cama… foi sem fazer barulho até o quarto de seus pais e abriu a porta com cuidado. Onde estava seu pai para salvá-lo do monstro?” (P. 11-12)

 

Para quem?
inici acomp inici sozin

Para quê?
brincar medo

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário