O teatro de sombras de Ofélia

O teatro de sombras de Ofélia

Escrito por: Michael Ende
Ilustrado por: Friederich Hechelmann
Editora: Ática
Ano de lançamento: 2000

Resenha

As belas ilustrações que jogam com luz e sombra trazem a ideia onírica. Texto e imagem se combinam para dar o tom da história da senhora Ofélia, que recebera esse nome em homenagem à personagem de Hamlet, do escritor inglês William Shakespeare. Como se fosse um imenso teatro, o que também remete ao universo shakespeareano, a cidade em que Dona Ofélia vive prepara-lhe uma surpresa: sombras lhe aparecem, pedem-lhe abrigo e a fazem esquecer a velhice e a tristeza depois que o mundo modernizou e ela teve de abandonar suas atividades de “sombra” de atores e atrizes no teatro da cidade.

Trecho do livro

“A vida delas mudara bastante. As sombras podiam representar os mais diferentes papéis. Elas podiam tomar a forma de um anão, um gigante, de uma pessoa ou de um pássaro, de uma árvore ou de uma mesa.”

P. 12-13

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário