http://i2.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2017/02/P1070633.jpg?w=1050

O que é preciso

6b15f79a9c Livro: O que é preciso

Autor: Gianni Rodari

Ilustrador: Silvia Bonanni

Editora: MOVpalavras

O que é preciso para que as coisas sejam o que são?

Neste livro, o famoso e premiado escritor italiano Gianni Rodari explora a relação entre um simples objeto que faz parte do cotidiano de uma casa e todos os elementos da natureza responsáveis direta ou indiretamente pela sua existência.

Com um texto conciso e poético, o autor desafia a curiosidade dos pequenos leitores, convidando-os a participar da leitura e antecipar os elementos que serão apresentados a cada página.

Chama a atenção o trabalho primoroso de Silvia Bonani que utiliza colagens para criar ilustrações repletas de cores e referências, tornando a experiência da leitura um delicioso jogo de descobertas.

O que é preciso” foi o livro selecionado para ser enviado aos leitores bebês assinantes do Clube de Leitores A Taba em fevereiro de 2017.

Veja como foi a leitura na casa de nossa assinante Bethânia Mansur:

Pela segunda vez, aceitei meu próprio desafio de não ler nada sobre o livro antes de tê-lo em mãos. E de novo, porém de forma mais empolgante, me surpreendi.
Abri o livro e tive flores vermelhas saltando aos olhos! Lindo!
Parecendo, sim, verdadeiros recortes colados cuidadosamente!
Dando continuidade, ao perceber o laço que une a página da frente à atual e à próxima, ideias para se trabalhar temas como a sustentabilidade e o respeito à natureza fervilharam na minha mente.
Aliás, particularmente, eu fiquei muito mais entusiasmada que meu próprio filho.
O Mapa de Exploração enviado com o livro foi realmente um “Mapa para Exploração” de detalhes mínimos, que passam despercebidos numa primeira leitura. Confesso que, sozinha, voltei página por página, vendo cada detalhes das “colagens”. É um livro cheio de novidades e interpretações a cada releitura que fazemos… acredito nisso!
E viajei….
E peguei amor pelo momento final, quando em “Para uma mesa” notei que um ratinho é o mouse do computador, ou aquele bilhetinho amoroso na gaveta da bancada que também remete a uma saudade dolorida, ou ainda aquele dicionário de inglês e o biscoito molhado na xícara de café.
Até que ao virar a página, a viagem seguiu um caminho profundo. “Find your way” se entrelaça com “semeia / colhe”, pois quando optamos por um caminho na vida, estamos na verdade colhendo as sementes do que plantamos nas escolhas. Além disso, palavras “escondidas” nos mostram que “a vida” é “o jogo” no qual temos “espaço” para espalhar nossas “ideias” e perceber que, quem “ensina” também aprende e que, por isso, temos sempre que dizer “obrigado”.
Bethânia Mansur é assinante da categoria bebê do Clube de Leitores A Taba. 

***

Em 2017, convidamos quatro assinantes do Clube de Leitores A Taba para compartilhar suas experiências de leitura durante o primeiro trimestre, abrindo as conversas em nosso fórum.

Para conhecê-las, clique aqui.




Participe da conversa!

Dificilmente chega um livro d’A Taba que o Joaquim não fica pedindo pra ler todos os dias por um bom tempo. ❤️

Ah meu Deus!!!! Ontem chegou o de Janeiro….fiquei encantada! E ja5vou preparar uma resenha…. 😉