O poço do Visconde

O poço do Visconde

Escrito por: Monteiro Lobato
Ilustrado por: Osnei e Hector Gomez
Editora: Globo
Ano de lançamento: 2010

Resenha

Monteiro Lobato participou ativamente da Campanha do Petróleo e do Ferro e publicou, em 1937, o livro O poço do Visconde, para explicar às crianças sobre o assunto. Além de se informarem sobre a luta pelo petróleo brasileiro, por meio das lúdicas e divertidas explicações, o leitor aprende geologia, ciência que estuda a formação dos minerais. Apesar de ser um livro de caráter informativo, O poço do Visconde apresenta aventura, componente essencial dos livros do escritor; dessa vez, um poço de petróleo vai despertar o interesse de muita gente pelas terras do sítio de Dona Benta.

Trecho do livro

“No dia seguinte, a impaciência de Pedrinho chegou ao auge. Aquilo de ficar uma parte da noite sentado, a ouvir as preleções do Visconde, não era com ele. Queria por mãos à obra, abrir logo o poço salvador da pátria”.”

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário