O nascimento do dragão

O nascimento do dragão

Escrito por: Wang Fei e Marie Sellier
Ilustrado por: Catherine Louis
Editora: Companhia das Letrinhas
Ano de lançamento: 2010

Resenha

A cada virada de ano, o dragão é celebrado pelos chineses. A origem desse culto é o mote para a história contada por Wang Fei e Marie Sellier, em O nascimento do dragão, pois remonta a uma época em que não existiam dragões, quando cada tribo da China adotou um animal para proteger uma aldeia e seus habitantes. No entanto, isso acabou dividindo o povo chinês, que passou a travar guerras em nome dos seus animais protetores. Cansadas de tantas guerras, as crianças resolveram a questão, criando imaginariamente um animal que reunisse atributos de todos os outros bichos adorados; e assim surgiu a lenda do dragão. Nesta história, ricamente ilustrada com carimbos, desenhos e ideogramas por Catherine Louis, a simbologia do dragão tem um sentido distinto ao conferido pelos ocidentais, que sempre atribuem ao animal alado que solta fogo pelas ventas um poder destrutivo, enquanto em outra parte do mundo ele é capaz de unificar e proteger o gigante território da China.

Trecho do livro

“Eles combatiam tanto, mas tanto, que um dia todas as crianças de todas as tribos da China não aguentaram mais e declararam guerra à guerra.
Decidiram então criar um animal que protegesse todos os homens ao mesmo tempo…”

Obra sem numeração de página

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário