O meu pé de laranja lima

O meu pé de laranja lima

Escrito por: José Mauro de Vasconcelos
Ilustrado por: Jayme Cortez
Editora: Melhoramentos
Ano de lançamento: 2005

Resenha

O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos, conta as aventuras de Zezé, menino travesso que tem por melhor amigo um pé de laranja lima, a pequena árvore do quintal de sua casa. Nascido em uma família numerosa, Zezé é um garoto sensível e inteligente, que conquista os adultos pela generosidade e perspicácia. Cheio de questionamentos sobre o mundo, narra as principais lembranças de sua infância, em meio às dificuldades econômicas que o impedem de ter os mesmos presentes que outras crianças vizinhas. Seu relato mostra a alegria das fantasias infantis e o sofrimento precoce de quem aprendeu os desencantos da vida muito cedo.

Trecho do livro

“No começo, por cerimônia ou porque queria impressionar os vizinhos, me comportava bem. Mas uma tarde recheei a meia preta de mulher. Enrolei ela num barbante e cortei a ponta do pé. Depois, onde tinha sido o pé, peguei uma linha bem comprida de papagaio e amarrei. De longe, puxando devagarzinho, parecia uma cobra, e no escuro ela ia fazer sucesso.”

P. 61

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.