O mercado editorial de livros infantis e juvenis no Brasil

Em 28 de janeiro retomamos os bate-papos da Taba em grande estilo falando sobre o mercado editorial de livros infantis e juvenis.

Quais os principais desafios de um editor desse segmento? Que critérios permeiam a definição de uma linha editorial? Como promover a divulgação e garantir a venda de livros no cenário da crise atual?

Para conversar sobre essas e outras perguntas, escolhemos três convidadas especiais: as editoras Daniela Padilha, Isabel Coelho e Márcia Leite.

cópia de dan_rafael_castilho

Daniela Padilha é é formada em Letras pela USP e especialista em livros pela UNESP. Depois de trabalhar para grandes grupos editoriais, abriu sua própria casa, a Jujuba, editora especializada em livros para a infância de todas idades. Nela, compartilha seu olhar sobre a infância e os livros ilustrados.

Isabel Lopes Coelho é editora especialista em literatura infantil e doutoranda na área pelo departamento em Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. É responsável pelas obras de literatura no departamento de Projetos Especiais, Literatura e Paradidáticos na editora FTD Educação. Foi diretora do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, por onde trabalhou durante doze anos.

36_i

Márcia Leite é sócia-fundadora e diretora editorial da Editora Pulo do Gato, uma casa editorial independente que tem conquistado leitores e prêmios com seu catálogo. Em 2016 comemora 30 anos de profissão como escritora de livros para crianças e jovens, tendo vários livros publicados por diversas editoras, alguns deles premiados e integrantes de programas governamentais e institucionais. Foi professora e assessora pedagógica da área de Língua Portuguesa e  hoje atua como consultora na área de leitura e literatura.

Denise_baixa-073

A mediação ficou por conta de Denise Guilherme, idealizadora da Taba. Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde 2013, dedica-se ao serviço de curadoria, lendo, selecionando, divulgando livros infantis de qualidade e reunindo gente bacana para conversas como essa.

Infelizmente, por problemas que ainda não conseguimos identificar, o evento não foi transmitido ao vivo.

A boa notícia é que a conversa ficou gravada e você poderá assisti-la clicando no vídeo acima ou pelo nosso canal no Youtube.

 

Agradecemos a participação de todos que nos enviaram perguntas e comentários e pedimos desculpas pelo problema técnico.

Um grande abraço!

Crédito das imagens: Daniela Padilha (Divulgação), Denise Guilherme (Gabi Trevisan), Isabel Lopes (Gazeta do Povo) e Márcia Leite (Divulgação).

avatar

escrito por

Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura.
Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook
36 Comentários
  1. A Taba29 jan, 2016Responder
  2. A Taba28 jan, 2016Responder
  3. A Taba28 jan, 2016Responder
  4. Maria Amelia28 jan, 2016Responder
  5. A Taba28 jan, 2016Responder

deixe seu comentário