O lobo do mar: edição comentada

O lobo do mar: edição comentada

Autor(a): Jack London

Ilustrador: W. J. Aylward

Tradutor Daniel Galera

Editora: Zahar

Ano de lançamento: 2013

 

Resenha:

Jack London (1876-1916), movido à aventura e a livros, conheceu ainda em vida o sucesso de crítica e público de seus romances e contos. O Lobo do Mar  é um romance de aventura marítima, inspirado – entre outros – por Moby Dick, de Melville, em que o leitor provará numa linguagem direta, envolvente  e apaixonante da truculência dos marinheiros a bordo do Ghost, veleiro de caça à focas,  da violência do mar e das tempestades e de arguta análise psicológica dos personagens. Concomitante às lutas corporais – em que o mais forte vence – há o embate ideológico entre o capitão Wolf Larsen, autodidata materialista, e o náufrago Humphrey van Weyden, intelectual idealista burguês. Nas notas de rodapé, Bruno Costa comenta autores e obras mencionados e traduz livremente versos cujas citações em inglês são mantidas. Destacam-se ainda o necessário “Glossário de termos náuticos” elaborado por Costa e o instrutivo prefácio do escritor Joca Reiners Terron sobre vida, obra e influências de London.

 

Trecho do livro:

“Suas sobrancelhas contraíram-se de leve, indicando o esforço mental de articular em palavras certos pensamentos que nunca tinham sido pronunciados. Meu espírito se encheu de júbilo. Eu estava vasculhando sua alma da mesma maneira que ele vasculhava a dos outros. Estava explorando um território jamais desbravado. Uma região estranha, terrivelmente estranha, começava a se descortinar diante dos meus olhos.” (p. 97)

 

Para quem?

exp sozin

Para quê?

medo emocionar viajar

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário