http://i1.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2017/01/16.jpg?w=1050

O leão e o pássaro

A TORTA DE FADAS_CAPA.inddLivro: O leão e o pássaro

Autor: Marianne Dubuc

Editora: Positivo

Nessa história construída a partir de  imagens delicadas e texto conciso, Marianne Dubbuc narra o encontro entre um pássaro viajante e um leão acostumado a viver sozinho.

O primeiro está machucado e, por isso, não pode seguir viajando com seu bando. O segundo, segue sua rotina de trabalho e, comovido com a situação do pássaro, decide não deixá-lo sozinho.

E durante o tempo necessário para que o pássaro possa se recuperar os dois constróem uma parceria, repleta de momentos de alegria e companheirismo.

Mas, a primavera chega e, novamente, é preciso voar.

  • Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano, 2015 – Revista Crescer.
  • Selo “Altamente recomendável”, 2015 – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Veja como foi a leitura na casa de nossa assinante Claudia Pucci:

A primeira vez foi um suspense.

A amizade recém-conquistada entre o leão e o pássaro (que a gente chama de andorinha) marcou logo de cara, e quando ele foi-se embora, ficou claro o desalento. Eles perceberam detalhes sutis, como as mudanças de comportamento do leão, que não conseguia comer ou ler…

O mais lindo foi ver aquela notinha singela na página, colorindo o vazio daquela espera. Pedro fez o som num assobio, e ao verem o pássaro de volta, todos ficaram muito felizes. A alegria foi tão grande que Gabriel disse, emocionado: “Eu gostei tanto dessa história!”. E me pediu pra ler durante vários dias seguidos.

É lindo ver como uma história de amizade sincera pode ser tão poderosa. E a passagem de tempo, e a aceitação das estações, do tempo de quem vai e de quem fica, e a beleza de um reencontro… Me fez voar longe, imaginando o dia em que eles também voarão dessa casinha aconchegante onde, assim como o leão e o pássaro, contamos histórias e dividimos afetos. A esperança de um inverno compartilhado é um lindo alento.

Cláudia Pucci, mãe de Pedro, Gabriel e Francisco, assinantes da categoria iniciante do Clube de Leitores A Taba. 

**

Em 2017, convidamos quatro assinantes do Clube de Leitores A Taba para compartilhar suas experiências de leitura durante o primeiro trimestre, abrindo as conversas em nosso fórum.

Para conhecê-las, clique aqui.

 




Participe da conversa!