O grande livro do medo

O grande livro do medo

Escrito por: Xavier Valls
Ilustrado por: Pedro Rodríguez
Editora: Girafinha
Ano de lançamento: 2006

Resenha

Pelo buraco da fechadura vamos entrando nesta atmosfera de mistério. No reverso da capa um cartão do ‘Clube dos Destemidos’, presidido por ninguém menos que Edgar Allan Poe e na falsa guarda, a imagem de um sócio deste clube – atemorizado pela leitura – anuncia o começo desta aventura. Dividido em quatro partes relacionadas à morte, loucura e doença, o poder da mente e o mal, O grande livro do medo reúne contos de horror de grandes mestres do suspense, como John William Polidori, Edgar Allan Poe, Guy de Maupassant, Charles Dickens e Robert Stevenson. As histórias abordam estes temas que sempre tiveram um trato nebuloso pelo homem. Nos contos “A tortura pela esperança”, de Villiers de L’Isle Adam e “O poço e o pêndulo”, de Poe, as personagens são atormentadas pelo terror da inquisição. No conto “Ele”, de Maupassant, o tormento da solidão e os delírios daí decorrentes estão presentes. Já em “O estranho”, de H.P. Lovecraft, é a alteridade que reside em si que provoca o temor. Aliando o design do livro, as ilustrações e recursos gráficos do espanhol Pedro Rodríguez à capacidade ficcional dos autores escolhidos, os temas se tornam ainda mais potentes, provocando os receios do leitor e estimulando suas fantasias.

Trecho do livro

“Tentamos nos distrair jogando um pouco de xadrez, mas com sua aguda sensibilidade Roderick já sabia o que estava acontecendo. Murmurou umas palavras estranhas e nesse mesmo instante a porta do quarto se abriu e por ela apareceu a alta figura, magra e pálida, de Madeline. Havia sangue em seu vestido branco.” in “A queda da casa de Usher”

P.43

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.