O gato e o Diabo

O gato e o Diabo

Escrito por: James Joyce
Ilustrado por: Lelis
Editora: Cosac Naify
Ano de lançamento: 2012

Resenha

O gato e o Diabo é um livro curioso do mesmo autor de Ulisses e Finnegans Wake, o monumental James Joyce, escritor irlandês considerado hermético por propor desafios literários para um leitor experiente e de fôlego.extenso. Não chega a ser o caso desse livro curioso, originado de uma carta endereçada a seu neto Stephen, quando esse tinha apenas quatro anos. Em muitas culturas, o diabo figura como uma personagem terrível, que atrai almas vulneráveis com seus pactos assustadores e mirabolantes, e há sempre um sujeito que se deixa levar pela conversa do demônio, ou um malandro muito esperto que tenta dribar o tinhoso. Mas como Joyce não é nada previsível, transforma o Diabo num personagem complexo e intrigante, cujo poder parece limitado por uma ética a cumprir de forma irrevogável, mas a que criaturas humanas transgridem sem tantos escrúpulos. Nessa edição, merecem destaque as expressivas e elegantes ilustrações de Lelis.

Trecho do livro

“O prefeito perguntou ao Diabo quanto é que custaria aquela maravilha.
“Dinheiro nenhum”, respondeu o diabo. “Faço tudo de graça. Só quero uma coisa: o primeiro que atravessar a ponte vai me pertencer.”
“Combinado”, disse o Prefeito.”

P. 15

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.