O escaravalho de ouro e outras histórias

O escaravalho de ouro e outras histórias

Escrito por: Edgar Allan Poe
Ilustrado por: Jayme Leão e outros
Editora: Ática
Ano de lançamento: 2000

Resenha

Edgar Allan Poe, um dos grandes escritores do século XIX, é conhecido por abordar o mistério e o terror em suas histórias. A morte (ou a sua possibilidade) é um tema constante que assola as personagens e cria a atmosfera sombria e tenebrosa experimentada também pelo leitor. O livro O escaravelho de ouro e outras histórias reúne sete contos que confirmam essa temática, entre eles “O barril de Amontillado” e “O gato negro”. Mas a história de abertura, que dá o título ao livro, difere das demais por apresentar ao leitor uma narrativa de suspense na qual o protagonista, William Legrand, precisa decifrar uma carta enigmática e se torna obsessivo com essa missão.

Trecho do livro

“De coração pesado acompanhei meu amigo. Partimos por volta das quatro horas da tarde: Legrand, Júpiter, o cachorro e eu. Júpiter levava a foice e as pás, insistindo em carregá-las sozinho, não tanto por um excesso de empenho ou gentileza, mas, sim, foi o que me pareceu, por medo de deixar qualquer desses instrumentos ao alcance do patrão.”

P. 24

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário