O dedo mágico

O dedo mágico

Autor(a): Roald Dahl

Ilustrador: Quentin Blake

Tradutor: Monica Stahel

Editora: Editora 34

Ano de lançamento: 2013

 

Resenha:

Roald Dahl (1916-1990), autor de clássicos da literatura infantojuvenil, publicou este livro pela primeira vez em 1966. Desde então, a obra tem ganhado reedições com desenhos de ilustradores famosos. Esta primeira edição brasileira conta com ilustrações do cartunista e escritor Quentin Blake – que pelo conjunto da obra recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração. O dedo mágico é a arma secreta utilizada pela pequena narradora quando alguma injustiça a enraivece. No entanto, ela nunca sabe que castigo sofrerão aqueles para quem o apontar. No centro da história está a família Chaves – a mãe, o pai e os dois filhos – a qual adora caçar aves e outros animais. E ela passará um dia de grandes transformações quando ao acordar se vir em forma de pato. Trata-se de uma pequena fábula que, com muito humor, pode nos levar a refletir sobre o nosso modo predatório de lidar com a vida no planeta Terra e como nos sentimos quando ele se volta contra nós.

Trecho do livro:

– Ah, esse Dedo Mágico! – exclamei. – O que ele fez com meus amigos?
Aquela noite, enquanto o Sr. Chaves, a Sra. Chaves, o Felipe e o Guilherme tentavam dormir um pouco em seu ninho lá nas alturas, começou a soprar uma ventania. A árvore balançava de um lado para o outro, e todos, até o Sr. Chaves, tiveram medo de que o ninho caísse. Depois veio a chuva. Choveu, choveu, entrou água no ninho e todos ficaram ensopados. Foi uma noite horrível! (pp. 42-43)

Para quem?

aut sozin

Para quê?

rir pensar

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário