O caçador de histórias

O caçador de histórias

Escrito por: Yaguarê Yamã
Ilustrado por: Yaguarê Yamã e Frank Bentes
Editora: Martins Fontes
Ano de lançamento: 2004

Resenha

As histórias contadas pelos homens mais velhos da tribo do escritor Yaguarê Yamã foram registradas por ele neste O caçador de histórias, com o objetivo de preservar o patrimônio literário disseminado oralmente pelos povos do Norte. Antes de entrarmos pelas narrativas excitantes e arrepiantes, ficamos sabendo que as noites das contações dessas histórias eram muito aguardadas e concorridas, anunciadas pelos sons dos bichos da floresta quando se recolhiam para o sono. O herói que desponta nos quatro primeiros contos é Watiamã-weipy’t, que mistura ousadia, coragem e malandragem para provocar, enfrentar e se safar dos ataques das assombrações que ele vai encontrando nas suas andanças noturnas. Mais adiante encontramos histórias ainda mais assustadoras, protagonizadas por diferentes personagens, como em “A cabeça visaje”, que narra os tormentos de uma tribo para se livrar de uma mulher amaldiçoada, uma vez que todas as noites a cabeça da criatura se desprendia do resto do corpo e se movimentava para satisfazer uma fome insaciável.

Trecho do livro

“A cabeça tinha se desprendido do corpo e foi para o terreiro. Comeu os ossos velhos e os restos do jantar que estavam jogados ao redor da casa, perto das bananeiras. Quando ia amanhecendo, voltou para o corpo.”

Trecho do conto “A cabeça visaje”,

P. 45

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.