Novas dicas de livros infantis para celebrar a cultura afro-brasileira

No ano passado, publicamos uma seleção de livros que abordavam aspectos da cultura afro-brasileira, desde contos provenientes de diferentes países do continente africano, até biografias de alguns líderes negros, passando também pelas pequenas narrativas que abordavam o cotidiano das crianças afro-descendentes.

A resposta a essa coletânea foi muito positiva, mostrando-nos que há um grande interesse em abordar esses temas com as crianças. Além disso, muitas das obras que indicamos reafirmam aspectos da identidade afro, ajudando na discussão sobre preconceito e diversidade, propiciando o diálogo entre os leitores.

Para ampliar ainda mais o repertório de crianças e adultos sobre o tema, preparamos uma nova seleção de títulos lidos, selecionados e resenhados por nossa equipe. Dessa vez, a lista mantém a presença de contos de tradição oral africana e as biografias de alguns líderes. Mas, buscamos outros gêneros, como a poesia afro-brasileira e também histórias que pudessem valorizar a beleza negra, especialmente no que se refere aos cabelos, símbolos de resistência e força, que – infelizmente – ainda são objeto de preconceito para muitos brasileiros.

Mais do que celebrar a Consciência Negra,  essas histórias buscam resgatar a consciência de todos os leitores, apostando na riqueza que as nossas diversidades e singularidades podem trazer à experiência humana.

Para saber mais sobre cada um dos títulos, clique sobre as capas e você poderá ler as resenhas que preparamos especialmente para nossos leitores.

Se você desejar adquirir algumas dessas obras, todas estão à venda  na Amazon.Para comprá-los, basta clicar sobre os links ao lado e você será direcionado para cada uma das lojas, onde poderá escolher alguns para montar a sua biblioteca.

Boa leitura e boa conversa!

copia-de-banner-a-taba