A nova roupa do Imperador

A nova roupa do Imperador

Escrito por: Hans Christian Andersen

Ilustrado por: John A. Rowe

Editora: Cosac Naify

Ano de lançamento: 2012

Resenha

Um imperador muito vaidoso, cercado de bajuladores que se preocupam em aparentar sabedoria, mas que só conseguem atingir a um determinado grau de esperteza, constitui presa fácil para dois golpistas que, tendo conhecimento da obsessão do líder por vestimentas, aplicam um golpe genial, confiando que fraquezas humanas como vaidade e orgulho os protegeriam até se safarem da revelação que não tardaria e que os colocariam em risco. O desfecho desta conhecida história é sempre muito aguardado, deixando o leitor à espera do primeiro que irá desmascarar não apenas o embuste, mas a vergonhosa mentira compartilhada em segredo por todos os súditos do Imperador. As histórias de Andersen vêm encantando as crianças há mais de 170 anos, muitas delas encerrando uma sabedoria que é perfeitamente alcançada por qualquer idade. Em A nova roupa do Imperador, com ilustrações encantadoras de John A. Rowe, temos um alerta quanto ao distanciamento que o adulto toma da pureza e da sinceridade infantil, por preferir esconder a verdade a confessar suas fraquezas diante de um mundo de falsidades.

Trecho do livro

“O pobre Ministro continuou forçando a vista o quanto pôde, mas não conseguia ver nada, mesmo porque nada havia para ser visto. ‘Deus do céu! Então eu também sou um tolo! Nunca imaginei algo parecido, ninguém pode saber disso! Eu, incompetente em minha função?! Não! Não! Não posso dizer que não estou vendo o tecido!’”

Obra sem numeração de página.

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário