No Dia do Leitor, A Taba completa 2 anos no ar!

Em 7 de janeiro de 2012, Dia do Leitor, convidei alguns profissionais apaixonados por leitura e especialistas em literatura infantil para compartilhar um sonho: construir um ambiente virtual onde pudéssemos divulgar livros infantis e juvenis de qualidade, aproximando-os dos leitores. Um espaço onde pudéssemos compartilhar boas leituras, reunindo pessoas interessadas em falar sobre livros e leitores. Naquele dia, nascia A Taba.

Nos primeiros meses, esse grupo leu, selecionou e resenhou mil livros infantis e juvenis, classificando-os conforme o tipo de leitor, de leitura e de experiência leitora.

Esse foi apenas o primeiro passo de uma longa jornada até chegarmos ao que A Taba é hoje. Com esse conteúdo em mãos, havia o desafio de torná-lo acessível ao maior número de pessoas.

Durante dois anos, desenvolvi o site e a livraria, compartilhando o sonho e as dificuldades desse projeto com familiares e amigos. Utilizando recursos próprios e contando com o apoio e o incentivo de profissionais ligados à cultura do livro e da infância, aos poucos A Taba saiu do papel e ganhou a rede.

No dia 7 de janeiro de 2014, o blog entrava no ar. Nove meses depois, a livraria e o Clube de Assinaturas também.

Nesses dois anos,  A Taba vem aproximando pais e educadores de livros de qualidade, ajudando-os na escolha das obras que desejam disponibilizar para seus filhos e alunos. Com nosso conteúdo, apoiamos o trabalho de livreiros e bibliotecários, disponibilizando informações sobre bons livros, os quais que poderão ser encontrados facilmente por clientes e usuários. Para escritores, autores, editores e demais profissionais da cadeia produtiva do livro, contribuímos para a promoção desse objeto cultural, ampliando a visibilidade dos bons títulos disponíveis no mercado.

São muitos os desafios que colocam à prova nossa vontade: manter um projeto com essa relevância utilizando – ainda – apenas recursos próprios, apostar no comércio de livros preservando nossa independência editorial e construir um programa de formação de leitores por meio de um Clube de Assinaturas são apenas alguns deles.

São também inúmeras as conquistas. A imagem que ilustra esse post apresenta apenas aquelas que podem ser quantificadas. Há muitas outras, subjetivas e essenciais que não caberiam nesse texto.

Nesse último ano, nosso projeto tornou-se ainda mais conhecido. Fomos procurados por alguns dos principais jornais do país e selecionados para participar de um seminário de Empreendedorismo Criativo. Tive meu perfil publicado em sites relevantes e algumas das ações que desenvolvemos me incluíram entre as mulheres inspiradoras de 2015.

Gratidão seja, talvez, a única palavra que possa definir o sentimento que marca o dia de hoje.

Construir A Taba é poder trabalhar em algo que está completamente alinhado com aquilo em que acredito. Com meus propósitos. E colocar nossa energia no lugar onde está o nosso coração é um grande privilégio da vida. Porque quando encontramos nosso caminho, inevitavelmente, nos aproximamos de nossos companheiros de estrada. E são muitos os que fizeram e fazem parte dessa jornada.

A todos vocês: muito obrigada! Por tudo o que A Taba é. Por tudo o que esse projeto nos trouxe. Por tudo o que ainda será.

Que venham muitos outros anos!

Um feliz aniversário para a gente!

 

avatar

escrito por

Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura.
Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook
2 Comentários

deixe seu comentário