Nas ruas do Brás

Nas ruas do Brás

Escrito por: Drauzio Varella
Ilustrado por: Maria Eugênia
Editora: Companhia das Letrinhas
Ano de lançamento: 2000

Resenha

A Coleção Memória e História traz títulos que narram as lembranças da infância de cada um dos escritores convidados. O livro Nas ruas do Brás, de Drauzio Varella, apresenta a história da família do autor, desde a chegada de seus avós – imigrantes espanhóis e portugueses que se instalaram no bairro industrial do Brás – ao Brasil, no início do século XX, até as travessuras de infância dos meninos que viviam pelas ruas. Com um texto rico em detalhes, o narrador delineia o dia-a-dia das famílias do bairro e as alegrias e tristezas que presenciou em seu lar quando criança. Ao mesmo tempo, nos revela o contexto histórico de uma época que ainda tinha poucos recursos médicos e tecnológicos, e o cinema fazia suas primeiras exibições. As ilustrações de Maria Eugênia e as fotos da época nos transportam ao período vivido pelo narrador.

Trecho do livro

“A paisagem humana do bairro era dominada pelos italianos, mais numerosos e barulhentos do que os portugueses e espanhóis da vizinhança. Gente simples, oriunda de pequenos povoados devastados pela guerra, uma mistura de calabreses, napolitanos, sicilianos, vênetos e milaneses. Falavam dialetos incompreensíveis uns para os outros.”

P. 25

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário