Missão

Nós acreditamos que:

*Você tem direito à literatura, à fantasia, ao mundo construído a partir da palavra escrita;

*A leitura é uma experiência social que precisa ser compartilhada. Aprendemos mais sobre os sentidos das obras que chegam até nós quando compartilhamos impressões e conversamos em torno do literário;

*É na infância que se dá o primeiro contato com a linguagem literária. É preciso atentar para a qualidade daquilo que oferecemos às nossas crianças nessa iniciação ao universo literário;

* A formação do repertório e de critérios de escolha se dá a partir do acesso a bens de qualidade. Só é possível desenvolver critérios estéticos de apreciação da Arte, como a literatura, quando se tem contato frequente com boas obras, a partir das quais podem ser observados aspectos como a linguagem, o estilo e a integridade discursiva, por exemplo;

* O que define a competência de um leitor não é a sua idade cronológica, mas, sim, a sua experiência como leitor, seu repertório, sua história de convivência com a linguagem escrita e seu domínio sobre ela.

Sabemos que:

*Por ano, no Brasil, são lançados cerca de 7.000 títulos diferentes voltados para o público infantil e juvenil.

Então, como aproximar bons livros e leitores? Como achar o livro certo para cada tipo de leitor?

Há um grande apelo comercial no mercado editorial de literatura infantil. Faltam indicadores que orientem a escolha de livros de qualidade em meio à oferta massiva das grandes livrarias e dos subprodutos dos desenhos e filmes apresentados para o grande público.

Atualmente, a principal fonte de informação que vem orientando a escolha de livros por pais e educadores são os catálogos das editoras, das livrarias, dos sites de vendas e das revistas, cujas sinopses são pouco esclarecedoras e, em sua maioria, escritas apenas com objetivo comercial. Recentemente, os blogs das próprias editoras e algumas iniciativas independentes de especialistas em literatura infantil, psicólogos, jornalistas e outros profissionais preocupados com a cultura da infância têm ocupado um papel importante na divulgação de obras de qualidade. Nossa plataforma é um desses canais.

Construímos na web um ambiente onde é possível obter informações sobre os títulos lançados no mercado, livros de catálogo, clássicos e outras obras essenciais para a construção de um repertório estético de qualidade, apostando na inteligência do leitor.

Promovemos eventos virtuais (bate-papos e rodas de leitura) e divulgamos informações sobre os vários atores da cadeia produtiva do livro.

Por meio de nossas ações, aproximamos pais e educadores de títulos de qualidade, ajudando-os na escolha das obras que desejam disponibilizar para seus filhos e alunos.

Nosso conteúdo apoia o trabalho de livreiros e bibliotecários, divulgando informações sobre bons livros, os quais que poderão ser encontrados facilmente por clientes e usuários.

Para escritores, autores, editores e demais profissionais da cadeia produtiva do livro, contribuímos para a promoção desse objeto cultural, ampliando a visibilidade dos bons títulos disponíveis no mercado.

Para isso:

* Para mantermos nossa plataforma e produzirmos conteúdo exclusivo sobre livros, leitores e leitura, criamos um serviço de assinaturas de livros infantis e juvenis –  O Clube de Leitores A Taba . Todo o lucro obtido com a venda de livros e assinaturas é revertido para a manutenção de nossos serviços.