Martin e Rosa: Martin Luther King e Rosa Parks, unidos pela igualdade

Martin e Rosa: Martin Luther King e Rosa Parks, unidos pela igualdade

Escrito por: Raphaële Frier

Ilustrado por: Zaü

Traduzido por: André Telles

Editora: Pequena Zahar

Ano de lançamento: 2014

Resenha

Fazer memória pode ser um ato de resistência. Manter viva a história e o exemplo de pessoas inspiradoras é também uma forma de encontrar forças para lutar pelas causas que realmente valem à pena.

Nesse livro, parte da vida de Rosa Parks e Martin Luther King é narrada ao leitor por meio de textos e imagens que contam alguns dos desafios enfrentados por eles na busca pela igualdade de direitos para os negros nos Estados Unidos da América.

Algumas conquistas da atualidade que parecem comuns aos jovens negros  – como pessoas de cores diferentes poderem caminhar e frequentar os mesmos ambientes -, são fruto da resistência e da coragem dessa costureira e desse jovem pastor. Sozinhos, não mudaram o mundo, mas certamente, sua força e coragem inspiraram muitas pessoas a se unirem em torno de sua luta.

Embora celebre as conquistas que marcaram o início das mudanças na política racial nos EUA, o livro também aponta que Rosa e Martin abriram algumas portas, mas há ainda um longo caminho para que o preconceito e a discriminação possam ser vencidos em todo o mundo.