A maior flor do mundo

A maior flor do mundo

Escrito por: José Saramago

Ilustrado por: João Caetano

Editora: Companhia das Letrinhas

Ano de lançamento: 2001

Resenha

José Saramago, grande escritor português, é consagrado na literatura por diversos livros escritos para os adultos. O único conto infantil de toda sua obra é este, no qual participa da história como personagem. No início do enredo, relata a dificuldade de ser um escritor de livro infantil, porque gostaria de escrever a melhor história do mundo e isso é quase impossível. Em seguida, conta a história de como um menino consegue salvar a maior flor do mundo e faz um convite ao leitor para espalhá-la com as próprias palavras. As ilustrações de João Caetano dão vida a narrativa; usando pintura e colagem  retratou Saramago de modo inesquecível.

Trecho do livro

“Se eu tivesse aquelas qualidades todas, poderia contar, com pormenores, uma linda história que um dia inventei, mas que, assim como a vão ler, é apenas o resumo de uma história, que em duas palavras se diz… Que me seja desculpada a vaidade se eu até cheguei a pensar que a minha história seria a mais linda de todas as que escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas…” Obra sem numeração de página.

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.