http://i1.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2013/10/LR_06-2.jpg?w=1050

Por que é importante ler para crianças?

– A leitura é uma forma de nos comunicarmos, entendermos o mundo que nos rodeia e aprendermos uns com os outros. Por meio dela, compartilhamos o que outras pessoas viveram ou imaginaram, suas ideias e pontos de vista, sua forma de enfrentar dificuldades, de relacionar-se com os outros.

– Ao ler, nossa sensibilidade é aflorada, nos emocionarmos porque também compreendemos como as coisas funcionam e descobrimos outras maneiras de ver a realidade, o que nos possibilita construir um mundo pessoal diferente.

– Mesmo sem saber ler convencionalmente, as crianças podem compreender a palavra escrita a partir da voz de seus pais e demais educadores. Se continuarmos a ler para elas, descobrirão novas palavras, aprenderão a usá-las adequadamente e compreenderão o seu sentido, mesmo antes de escrevê-las.

– Pesquisas comprovam que entre o nascimento e sete anos de idade acontecem mudanças significativas na mente e nas emoções das crianças. Essas servirão de base para o desenvolvimento de sua inteligência e de suas relações com outras pessoas. A leitura em família é fundamental nesse processo porque permite que possam conversar sobre histórias de outras pessoas, personagens e situações que não poderiam viver em seu cotidiano, ampliando e compartilhando a complexidade da experiência humana.

– Porém, mais importante! Ler para nossas crianças faz com que possamos estar próximos, estreitar nossos vínculos e recebermos um duplo benefício: o de lermos porque gostamos de estar juntos e de relacionarmos a leitura com momentos de prazer e afeto!

Baseado no livro Leamos con nuestros hijos – Guia para padres con niños de 0 a 6 anos.Chile: LOM Ediciones, 2008.