Kafka e a boneca viajante

Kafka e a boneca viajante

Escrito por: Jordi Sierra i Fabra
Ilustrado por: Pep Montserrat
Editora: Martins Fontes
Ano de lançamento: 2010

Resenha

Uma garotinha chora desesperadamente a perda de sua boneca. É consolada por um homem que, para acalmá-la, encarna a figura de um carteiro de bonecas. O carteiro é ninguém menos do que Franz Kafka! Ele redige cartas como se fossem escritas pela boneca Brígida, que viaja por todo o mundo, relatando suas aventuras à menina Elsi. A partir dessa história verídica, contada pela companheira de Kafka, Dora Dymant, o premiado escritor espanhol Jordi Sierra i Fabra recria os fatos numa obra encantadora, na qual imaginação e fábula conduzem o laço de amizade entre o escritor e a garotinha. O livro traz ainda, como pano de fundo, rumores da Primeira Guerra e uma aposta de esperança nas gerações futuras. O autor apresenta também, sutilmente, traços biográficos de um dos maiores escritores de nossos tempos. A ilustração de Pep Montserrat, com cores em tom ocre, dá ao mesmo tempo um tom obscuro e de fantasia, ressaltando o caráter de esperança que o livro traz.

Trecho do livro

“– Você deu vida a uma insólita fantasia, querido.
– Não a única coisa que eu fiz foi recuperar um ser humano. Seria a coisa mais triste Elsi crescer magoada por ter perdido sua boneca.”

P. 112

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário