Kabá Darebu

Kabá Darebu

Escrito por: Daniel Manduruku
Ilustrado por: Marie Therese Kowalczyk
Editora: Brinque-Book
Ano de lançamento: 2002

Resenha

O autor, nativo do povo munduruku, localizado no Pará, cria uma narrativa que apresenta aos leitores aspectos de sua cultura. Atenciosamente, as ilustrações representam frutas e animais que, em sua maioria, nos são desconhecidos. Daniel Munduruku aborda os costumes e o dia a dia de sua tribo, descrevendo tanto atividades, como a caça e os ritos, como também as brincadeiras feitas por meninos e meninas de seu povo. Mostra-nos a relação dos índios para com a natureza, com o olhar sensível a cada elemento. Ao final, há textos explicativos sobre a cultura do povo Munduruku, desde a etmologia das palavras e a cosmogonia  à história e  à localização geográfica. Um livro importante para nos fazer conhecer um pouco mais da cultura de nosso país.

Trecho do livro

“Nossos avós nos dizem que a tinta pode nos tornar invisíveis diante dos animais e peixes, mas para isso é preciso cantar e dançar para os espíritos da floresta.
É que a gente acredita que todos os seres da natureza têm um espírito que os protege e a nós também.”

P. 16

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário