João e Maria

João e Maria

Escrito por: Neil Gaiman

Ilustrado por: Lorenzo Mattotti

Editora: Intrínseca

Resenha 

Um dos maiores medos que assombram a infância é o temor do abandono por aqueles que deveriam nos proteger: nossos próprios pais. Talvez por isso, uma história tão antiga como a de João e Maria tenha permanecido através dos tempos encantando e surpreendendo leitores de todo mundo.

Nessa adaptação, o inglês Neil Gaiman confere ainda mais profundidade à narrativa, acrescentando novos elementos que ampliam as possibilidades de imaginação do leitor. As fantásticas ilustrações de Lorenzo Mattotti desafiam o olhar a encontrar – em meio às manchas de tinta preta – formas e sombras conhecidas que remetem aos principais elementos de um dos contos mais famosos recolhidos pelos irmãos Grimm.
Como foi a nossa leitura?

Amei esta versão do livro “João e Maria”!
Quantos detalhes minuciosos! Acho que nunca li essa história com tantos detalhes. E a arte de Lorenzo Mattotti feita com tinta indiana… que riqueza de informação!
Muitas vezes lemos contos clássicos como a de João e Maria, A Bela Adormecida, O Pequeno Polegar, Branca de Neve para as crianças de forma resumida. Então, quando pego um livro tão rico como esse, fico admirada!
Sei que esta não é a versão original dos irmãos Grimm, quase tudo que lemos hoje em dia sobre os irmãos Grimm foi modificado. Mas analisar os símbolos que essas histórias apresentam e sua relação com o contexto histórico em que foram escritas é uma oportunidade incrível.
O pequeno texto ao final do livro esclarece muitas coisas sobre a história da história.
Tenho muita curiosidade sobre esses estudos e sobre os originais dessas narrativas que foram contadas para os irmãos Grimm e que eles escreveram. Penso que vale muito a pena entender os simbolismos que existem por trás desses contos que continuam encantando  crianças e adultos e que convidam sempre ao mesmo pedido: “conta aquela história de novo?”
João e Maria  foi o livro enviado aos assinantes leitores experientes do Clube de Leitores – A Taba no mês de junho.

Assine você também e receba, todos os meses, a oportunidade de viver experiências leitoras como essa.
avatar

escrito por

Bibliotecária apaixonada por literatura infantil, atua em biblioteca escolar de ensino infantil e fundamental I em Brasília.
Voluntária da Associação Viva e Deixe Viver.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário