A janela de esquina do meu primo

A janela de esquina do meu primo

Escrito por: E.T.A. Hoffmann

Ilustrado por: Daniel Bueno

Editora: Cosac Naify

Ano de lançamento: 2010

Resenha

Observando o mercado da praça central de Berlim do século XIX, o narrador é guiado por seu primo, inválido fisicamente, a imaginar situações e ações das pessoas que estão na praça. Tudo é observado através da janela do quarto do primo. Comerciantes avarentos, mascates explorados, jovens aprendizes dos modos domésticos, enfim, vários tipos irão compor o cenário de uma Berlim em pleno advento da burguesia. Com essa narrativa, o escritor alemão E.T.A. Hoffmann nos apresenta uma história cujo poder de observação penetra na alma humana de uma sociedade mercantil, e nos mostra ainda que no aparente caos há uma ordem regendo esse sistema. O livro é ilustrado por Daniel Bueno que, sensível à narrativa fragmentária de Hoffmann, cria ilustrações por meio de colagens, aludindo à criação das cenas praticadas pelas personagens.

Trecho do livro

“‘Esse mercado’, disse meu primo, ‘também agora uma imagem fiel da vida eternamente mutável. A atividade intensa, a necessidade momentânea leva as pessoas a se reunirem; alguns instantes mais tarde tudo está deserto, silenciam-se as vozes que se misturavam e confundiam num barulho desordenado, e cada posto abandonado pronuncia de maneira extremamente vívida: acabou’” P. 56-57

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.