Isto é Roma

Isto é Roma

Escrito por: M. Sasek

Ilustrado por: M. Sasek

Editora: Cosac Naify

Ano de lançamento: 2011

Resenha

Roma é uma cidade que transpira história. Por isso fazer turismo na capital italiana é também um grande aprendizado. Nas primeiras páginas de Isto é Roma, do escritor tcheco M. Sasek, encontramos comparações entre a Roma do passado e a do presente, pois grande parte do seu fascínio está no conjunto arquitetônico exemplarmente preservado, bem como nos monumentos assinados por grandes nomes da história da arte, especialmente pelos artistas renascentistas e barrocos como Michelangelo e Bernini. Outra marca que nos ocorre imediatamente quando nos lembramos dessa cidade é a sua religiosidade, motivo pelo qual até hoje chegam por lá milhares de pessoas com preocupações transcendentais, como destaca Sasek ao mencionar a cidade do Vaticano, onde fica localizada a maior basílica do mundo e a morada do Papa. Mas, além da forte religiosidade, há um temperamento festeiro, barulhento e também supersticioso, afinal, quem não pensa em ajudar a sorte deixando uma moeda na famosa Fontana di Trevi se tiver oportunidade de fazer isso? Só que não pode ser de qualquer jeito. Para pessoa não ficar no prejuízo, a moeda precisa ser lançada corretamente; e as páginas finais de Isto é Roma dá uma receita infalível.

Trecho do livro

“Há mais estátuas antigas nos Museus do Vaticano do que se possa encontrar em qualquer outro lugar no mundo. Você tem de passar por esses museus se quiser chegar à Capela Sistina, com os famosos afrescos de Michelangelo.” P. 30

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário