http://i0.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2017/03/inesquciveis.png?w=1050

Inesquecíveis 2016 – 10 livros para ficar na memória dos pequenos leitores

Todos os anos,  diferentes veículos lançam suas listas com alguns dos melhores livros do ano anterior.  O que diferencia uma seleção de outra são sempre os critérios e a curadoria envolvida no processo.

No caso desta nossa lista, buscamos títulos de alta qualidade estética e literária, com projetos gráficos ousados e que apostassem na inteligência dos leitores. Além disso, procuramos diversificar as editoras, autores e ilustradores para dar ainda mais visibilidade para a qualidade da  produção literária infantil e juvenil em 2016 no nosso país.

Com base nesses critérios, chegamos a esses 10 títulos que consideramos inesquecíveis. Livros que, depois de lidos, certamente ficarão na memória de todos leitores que tiverem o privilégio de conhecê-los!

Confira!

cada-coisaLivro: Cada coisa

Autor: Eucanaã Ferraz

Ilustradores: Eucanaã Ferraz e Raul Loureiro

Editora: Companhia das Letrinhas

Alfinete, cotonete, janela, martelo, parafuso, régua, zíper… Para Eucanaã Ferraz, cada coisa pode conter um poema. Basta apenas que a poesia esteja nos olhos de quem as vê.

Nesse livro, o autor cria um pequeno inventário poético dos objetos que povoaram sua infância, construindo textos que desafiam o leitor pela forma com que brincam com o sentido das palavras.

A cada página, o cotidiano se reinventa. Seja pelo espanto causado pela forma como as coisas comuns são apresentadas ao leitor, seja pelo projeto gráfico que compõe uma parceria primorosa entre texto e imagem.

***

drufsLivro: Drufs

Autora: Eva Furnari

Editora: Moderna

Nas primeiras páginas do mais novo livro de Eva Furnari, uma frase inquietante já instiga o leitor a descobrir quem são os personagens que dão nome ao livro: “Os Drufs são seres parecidos com a gente, só que menores.

As imagens que compõem a capa já revelam algumas pistas sobre essa semelhança.

Na história, uma professora que costuma pedir tarefas diferentes aos seus alunos, solicita que tirem fotos de suas famílias e escrevam sobre elas! Vale tudo: coisas interessantes, desinteressantes e até inventadas.

Esse é o mote utilizado pela autora para trazer, de maneira sensível e divertida, as diferentes possibilidades que encontramos para nos expressarmos em nosso mundo.

Impossível não rir e se emocionar ao descobrir que todos somos, cada qual à sua maneira, muito parecidos com os pequenos seres criados pela autora. E que mergulhar nessa viagem de descoberta e espanto pode ser uma grande aventura!

***

moscas_capa.inddLivro: Moscas e outras memórias

Autoras: Eve Ferretti e Fabíola Werlang 

Ilustradora: Eve Ferretti

Editora: Aletria

 

Todos temos lembranças de pessoas que passaram por nossas vidas e que, com o tempo, tornaram-se parte das histórias que contamos uns aos outros.

Seja por suas características que despertavam a nossa curiosidade, seja por episódios que viveram e que as tornaram semelhantes aos personagens dos livros, essas pessoas ficaram guardadas nas molduras da memória, compondo uma parede de narrativas que se completam e se entrelaçam.

Esse é o tema de Moscas e outras memórias: o que está por trás do nosso passado? Que personagens e histórias queremos guardar e como desejamos preservá-las? De que maneira seremos lembrados por aqueles que virão depois de nós?

***

Setembro

Livro: Monstro rosa

Autora: Olga de Dios

Editora: Boitatá
Monstro Rosa tem uma cor diferente, é maior do que os demais e ri sempre que vê algo engraçado. Tudo isso não seria um problema, se ele não vivesse em um mundo onde todos são brancos, têm o mesmo tamanho e não entendem as suas piadas.

Esse lugar repleto de iguais não parece preparado para acolher a diversidade desse Monstro tão estranho e curioso. Mas, tudo pode mudar quando ele decide fazer uma longa viagem em busca de algo que ainda não conhece.

Estabelecendo uma conversa entre texto, imagem e leitor, Olga de Dios faz uma obra que celebra a riqueza do encontro com a diversidade, provocando uma reflexão sobre as nossas diferenças e inadequações. Afinal, se pensarmos bem, todos já nos sentimos monstruosos em algum momento.

***

Dezembro

Livro: Pouco é muito

Autora: Ana Lasevicius

Ilustradora: Ionit Zilberman

Editora: Nós

 

Do título ao projeto gráfico surpreendente, nada nesse livro parece ter sido colocado ao acaso.

O formato da obra que se abre em dois “cadernos” que contam a história simultâneamente, já sugere ao leitor que há muito para se descobrir a cada página.

De um lado Ana Lasevicius narra com graça um conto de tradição oral judaica onde um objeto especial vai se modificando, conforme o tempo passa, sem perder o sentido e a importância na vida do protagonista.

Do outro, Ionit Zilberman ilustra essas transformações, criando imagens que parecem pequenos retratos daqueles que guardamos na memória dos momentos que queremos eternizar.

E o resultado é um daqueles “livros-relicário” que foram feitos para guardar, ler e contar.

***

 

terra_de_cabinhaLivro: Terra de cabinha

Autora: Gabriela Romeu

Ilustradores: Samuel Macedo e Sandra Jávera

Editora: Peirópolis

Nessa obra primorosa, a jornalista Gabriela Romeu compartilha com todos os leitores os tesouros recolhidos em suas andanças pelo sertão do Brasil. É desse lugar cheio de mistério e poesia que ela nos faz conhecer a vida de meninos e meninas encantados: os chamados cabinhas.

Construindo uma espécie de livro-baú, a autora revela as paisagens, as canções, os brinquedos e as brincadeiras experimentados por crianças de um Brasil desconhecido para muitos.

O texto sensível funciona como um convite e uma provocação: e se fizéssemos o inventário de nossa infância? O que possuímos de mais genuíno em nosso brincar? Que mundos construímos em nossas brincadeiras?

As fotografias de Samuel Macedo e as ilustrações de Sandra Jávera ampliam o olhar, abrindo janelas para essa deliciosa viagem pela terra dos cabinhas.

***

TudoMudaLivro: Tudo muda

Autor: Anthony Browne

Editora: Pequena Zahar

Gregório acorda e está sozinho em casa.

Antes de saírem, seus pais lhe disseram que, quando voltassem, tudo iria mudar.

Observando os detalhes ao seu redor, o menino percebe que muitas coisas estão diferentes. E muitas transformações já começaram a acontecer: chaleiras com rabos de gato, pias com narizes, bolas que viram ovos…

Nesse livro-álbum do aclamado autor e ilustrador britânico, texto e imagem se unem para contar uma história extraordinária.

***

uma crianca unica_VergaraLivro: Uma criança única

Autor: Guojing

Editora: Vergara & Riba

Nesta belíssima narrativa visual, a jovem ilustradora chinesa Guojing conta a história de uma criança que se perde na floresta, no meio da noite escura.

Sozinha, longe de seus pais, ela encontra um cervo e juntos partem em busca de muitas aventuras.

Os desenhos delicados e as sequências cheias de movimento, constróem uma narrativa ágil e cheia de ternura que faz o leitor torcer, a todo momento, pelo reencontro do menino com sua família.

Os detalhes revelados desde o início da história funcionam como uma espécie de enigma que só será descoberto no final pelos leitores mais atentos.

***

Novembro

Novembro

Livro: Um dia, um rio

Autor: Leo Cunha

Ilustrador: André Neves

Editora: Pulo do Gato

 

Nesse livro, a sensibilidade do poeta Leo Cunha uniu-se ao talento visual do autor e ilustrador André Neves para construir um belíssimo poema em homenagem ao Rio Doce.

O texto – que dá voz ao protagonista dessa história – nos faz conhecer a tragédia do ponto de vista daquele que um dia foi um lugar de festa, fartura, alegria e movimento e que, hoje, transformou-se em um território de silêncio.

O que esse livro conta é a história de um rio localizado no interior de Minas Gerais, mas que poderia ser a de muitas das águas que cortam nossas cidades e que retratam nossa relação com a natureza, ainda que não sejamos capazes de vê-las e ouvi-las.

***

Yakuba_RecordLivro: Yakuba

Autor: Thierry Didieu

Editora: Galera Record

Neste belíssimo livro, o texto conciso e as imagens deslumbrantes narram uma bonita história sobre as escolhas que fazemos e suas consequências.

O jovem Yakuba  está prestes a se tornar um guerreiro. Mas, para isso, terá que adentrar a floresta e enfrentar um leão.

Caminhando sozinho, ele se depara com uma surpresa: a fera que cruza seu caminho está ferida.

E agora? Ele cumpre a sua prova e vence um animal que não pode se defender ou volta a aldeia sem nada, perdendo o respeito de sua tribo?

 

Essa é nossa seleção de inesquecíveis! Mas, ela não acaba aqui.

Ela continua com as suas indicações! Conte para a gente: qual o seu livro favorito de 2016?

 

 

 

 

 

 

 

 




Participe da conversa!

Dianne Rodrigues de Melo AnnaCarol Brtta

Carol Ina disse:

Rosa Hessel Mônica Hessel Ágatha Kussler Valéria Gonçalves Scangarelli Liana Hoffmeister

Rosa Hessel disse:

Sim… estou vendo. Alguns, já tenho.

Olha Lima Junior Sissa Geller

Adriane <3

drufs e monstro rosa são aquisições da minha última semana e são demaaaaaaais

Oiiiimmmmmm, vou checar ❤❤❤

Telma Reis disse:

Erlange De Souza Santos, Natalice Silva, Naiane Silva, Gilmara Carvalho, Izabella Santos, Simone Querino, Luciana Reis.

Faltou a indicação da faixa etária: leitores iniciantes, autônomos…

A Taba disse:

Opa! Vamos colocar! Obrigada, Debora Cristina!

Andrea Battesini, Estela Fragata, Paty Campos ♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Naara Dias Lembrar anotar na lista!

Laura Meireles vc já tem o livro Moscas e outras memórias?

Todos maravilhosos…mas esse rodeado pela memória ….vou procurar…

Ana Cecília, veja esses livros para a Rebeca