Histórias à brasileira – v. 3: O pavão misterioso e outras

Histórias à brasileira – v. 3: O pavão misterioso e outras

Escrito por: Ana Maria Machado

Ilustrado por: Odilon Moraes

Editora: Companhia das Letrinhas

Ano de lançamento: 2008

Resenha

As dez histórias reunidas neste terceiro volume da coleção “Histórias à Brasileira” foram coletadas da tradição oral brasileira. Em especial neste volume, Ana Maria destaca o conto “O pavão misterioso”, cuja narrativa foi imortalizada pela literatura de cordel.  As diferentes origens dos contos se juntam a elementos europeus, africanos, indígenas ou orientais. Segundo a autora, “alguns são contos singelos, cujos personagens, pequenos animais falantes em situações cotidianas, estimulam a identificação infantil. Outros mergulham em complexidade um tanto soturnas da alma humana, ou retratam uma sociedade onde mulher não tinha vez ou as relações de trabalho passavam ao largo de noções como o direito alheio”. Toda essa riqueza de detalhes, de mistérios fazem com que o leitor infantil se apaixone pelas histórias contadas aqui.

Trecho do livro

“Um vaqueiro muito pobre morava numa casinha muito pobre, com uma família muito grande, em frente a uma estrada muito movimentada. Por essa estrada passavam cavaleiros e carroças, carros de boi carregados de cana e tropas de burros transportando mercadorias. Muitas dessas riquezas pertenciam ao compadre do homem, um fazendeiro rico e poderoso, que era o dono das terras onde ficava a casinha pobre.” P. 71

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário