Histórias à brasileira – v. 2: Pedro Malasartes e outras

Histórias à brasileira – v. 2: Pedro Malasartes e outras

Escrito por: Ana Maria Machado
Ilustrado por: Odilon Moraes
Editora: Companhia das Letrinhas
Ano de lançamento: 2004

Resenha

Para o segundo volume da coleção “Histórias à Brasileira”, Ana Maria Machado selecionou mais dez histórias que marcaram sua infância e escolheu para homenagear o personagem Pedro Malasartes: esperto, ardiloso, malandro, simpático e conhecido em todos os continentes em diferentes versões. Temos aqui três contos destinados a ele: “Pedro Malasartes e o Lamaçal Colossal”, “Pedro Malasartes e o Surrão Mágico” e “Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra”. Todos eles são divertidos e nos fazem rir com as trapaças realizadas por Pedro. As demais histórias do livro são de origem indígena ou africana, que contribuem para compor a cultura brasileira.

Trecho do livro

“Você conhece Pedro Malasartes? Se não conhece, pode ir se preparando porque ele pode aparecer aqui a qualquer hora. Ele não esquenta lugar, está sempre indo de um canto para outro. Fica um tempinho trabalhando numa fazenda, sai e vai para outro emprego num sítio, daí a pouco já está numa vila vendendo umas coisas na feira… Quando a gente menos espera, Pedro já está de novo na estrada, a caminho da cidade ou de outra fazenda onde possa ter oportunidade melhor.” P. 11

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.