Histórias à brasileira – v. 1: A Moura Torta e outras

Histórias à brasileira – v. 1: A Moura Torta e outras

Escrito por: Ana Maria Machado
Ilustrado por: Odilon Moraes
Editora: Companhia das Letrinhas
Ano de lançamento: 2002

Resenha

“Histórias à Brasileira” é uma coleção composta por quatro volumes, que surgiu de uma vontade grande de Ana Maria Machado em colocar por escrito as histórias que ouvia quando era criança. Esta obra, a primeira da coleção, reúne dez contos de tradição oral, em que a autora reconta com um estilo próprio as narrativas tradicionais. Como não se fascinar com Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha? Ou pelo jabuti que queria muito ir à festa no céu? Ou por João Bobo pelas atitudes engraçadas? Para completar o livro, Odilon Moraes, ilustrador renomado, recria com traços simples os cenários brasileiros dos contos.

Trecho do livro

“Era uma velha muito feia, que todo mundo chamava de Moura Torta. Meio feiticeira, caolha e cheia de perebas. Não era dessas bruxas de nariz pontudo e cara de grão-de-bico. A cara dela parecia mais um grão de café – escura, achatada, dividida ao meio por um nariz comprido. Trabalhava para um senhor das redondezas e vinha com uma jarra de vidro buscar água na fonte.”

P. 15

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário