História da ressurreição do papagaio

História da ressurreição do papagaio

Escrito por: Eduardo Galeano
Ilustrado por: Antonio Santos
Editora: Cosac Naify
Ano de lançamento: 2010

Resenha

A morte acidental de um papagaio curioso impulsiona a narrativa de História da ressurreição do papagaio. A notícia vai alcançando seres de toda espécie, e cada um expõe seu luto de diferentes maneiras, como o choro de uma menina, o suspiro do vento, a autoextinção do fogo e o emudecimento do homem. Tanta comoção incita a solidariedade de um oleiro, que reúne cada emoção manifestada pelos amigos do papagaio para trazê-lo de volta, mas surpreendentemente renovado, motivado por tanto se querer bem ao outro. O uruguaio Eduardo Galeano é um entusiasta que usa a arte para propagar as virtudes universais que organizam e dignificam a vida em sociedade. Na sua História da ressurreição do papagaio, ele se junta ao ilustrador espanhol Antonio Santos, que constrói bonecos de madeira seguindo a tradição dos artesãos de onde essa história se ambienta, o Ceará.

Trecho do livro

“Como em todos os dias, o vento chegou para pentear a árvore frondosa e a encontrou pelada. Quando o vento soube o que ocorrera, soltou um sopro.” Obra sem numeração de página.

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário