Feira de versos: poesia de cordel

Feira de versos: poesia de cordel

Feira de Versos_ler9780868  botaocomprar

Autor(a): João Melquíades F. da Silva, Leandro Gomes de Barros, Patativa do Assaré

Ilustrador: J. Borges

Editora: Ática

Ano de lançamento: 2004

 

Resenha:
Em Feira de versos, estão reunidos textos de três importantes cordelistas. Leandro Gomes de Barros, o primeiro a editar cordel no Brasil no século XIX, João Melquíades que nos dá o famoso texto de O pavão misterioso e Patativa do Assaré cujos textos vêm ganhando reconhecimento internacional. Os textos dessa edição se caracterizam por em geral imitarem as fábulas com moral no final, isto é, muitas das vezes as personagens são animais cujas características como esperteza, união, deslealdade são provadas pelos eventos inesperados que lhes acontecem. As notas de rodapé orientam-nos quanto à pronúncia e sentidos de algumas palavras e aos desvios em relação à norma culta. Ao final do livro, há um capítulo em que o estudioso Claudio Henrique Salles de Andrade reconta-nos as origens dos cordéis as quais vêm da Idade Média com seus trovadores, jograis e menestréis e encontram condições propícias ao seu desenvolvimento no Nordeste brasileiro.

Trecho do livro:
“– Não importa que ele mande tropa e os navios nos mares, minha viagem é aérea, meu cavalo anda nos ares. Nós vamos fugir daqui, casar em outros lugares.” (p. 74)

Para quem?
exp sozin

Para quê?
pensar rir

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário