Entre leitores e leituras – Na cozinha noturna

Às vezes sonhamos com coisas loucas mesmo… Será que todos os animais também sonham como os seres humanos? “Se os morcegos sonhassem, é claro que seria um pesadelo”, disse um dos meus amigos leitores.

Esta leitura fizemos com crianças de 2 a 5 anos de idade, e os comentários são curiosos, interessantes, preocupados e inesperados.

“É claro que é um sonho, porque ninguém consegue entrar dentro do leite. Não existe copo tão grande!”, uma leitora explicou para os outros colegas que franziam a testa tentando entender o que acontecia. “Mas eu iria adorar nadar no leite, eu amo leite”, disse outra leitora.

Mas a tensão de saber o que acontece com o Mickey é tão grande, que penso que as crianças nem perceberam que ele ficou pelado. Em algumas bibliotecas norte americanas há um tempo atrás o livro foi censurado na época que foi publicado por causa dessa imagem! Mas isso não importa agora, o que importa é que o Mickey se realizou neste sonho.

E ao final da leitura, apareceu uma grande preocupação: “E os bandidos? Por que assaram o Mickey?”, um pequeno leitor de 3 anos me perguntou.

Bons livros são assim mesmo: um convite para nos mantermos sempre com o olhar de quem pergunta.

E vocês? O que acharam dessa obra?

avatar

escrito por

Bibliotecária apaixonada por literatura infantil, atua em biblioteca escolar de ensino infantil e fundamental I em Brasília.
Voluntária da Associação Viva e Deixe Viver.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook
2 Comentários

deixe seu comentário