Emília no país da Gramática

Emília no país da Gramática

Escrito por: Monteiro Lobato

Ilustrado por: Paulo Borges

Editora: Globo

Ano de lançamento: 2009

Resenha

O país da Gramática, criado por Monteiro Lobato e ilustrado por Paulo Borges, é o cenário principal dessa aventura de Emília, Visconde, Narizinho, Pedrinho e Quindim. Incentivados por Emília e com o consentimento de Dona Benta, avó das crianças, todos partem para o país da língua ciceroneados por Quindim, o sábio rinoceronte do sítio. Ao chegarem ao país da língua, encontram-se com os Sons Orais, visitam os bairros das palavras antigas e novas, conversam com os habitantes Substantivos, Adjetivos e Verbos, conhecem a Dona Sintaxe e aprendem – por meio de diálogos – a história da nossa língua. O livro, originalmente publicado em 1934, recebeu, na atual edição, comentários e explicações acerca das mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo.

Trecho do livro

“(…) Esse país não existe, nem nunca existiu. Gramática é um livro. –- Existe, sim. O rinoceronte, que é um sabidão, contou-me que existe. Podemos ir todos, montados nele. Topa?”

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário