https://i2.wp.com/ataba.com.br/wp-content/uploads/2017/05/maxresdefault.jpg?fit=1050%2C591

E todos eles viram o gato

assinatura Taba iniciante maio 2017Livro: Todos eles viram o gato

Autor: Brendan Wenzel

Editora: Publifolha

Resenha:

Um gato passeia pelo mundo, com seus bigodes, orelhas e patas… E em seu caminho encontra a cada momento um bicho que parece vê-lo de uma forma diferente.

Como o próprio título diz, todos parecem ter visto um animal. Mas, será que viram realmente o mesmo gato?

Para o garoto, ele parece muito fofinho. Para o cachorro, uma figura frágil e assustada. E para a raposa? Como será?

As belíssimas ilustrações contribuem para mostrar ao leitor as diferentes percepções de cada um dos personagens sobre o protagonista desta história, conferindo ainda mais graça e profundidade ao texto.

E todos eles viram o gato foi a obra escolhida para ser enviada aos assinantes iniciantes do Clube de Leitores A Taba no mês de maio.

Confira o booktrailer (publicação original em inglês) e como foi a leitura na casa de nossos assinantes Renata e Gabriel:

 

Todos eles viram o gato é um livro que deixa uma excelente primeira impressão, tem um formato grande e ilustrações em páginas duplas que estão cheias de detalhes e curiosidades. Cada página usa técnicas mistas de pintura e desenho, algumas parecem até feitas com colagem. As ilustrações usam cores vibrantes e chamam muita atenção. O pouco texto que acompanha cada imagem é claro e fácil de entender, todas frases possuem a mesma estrutura e fica bem fácil de explicar para as crianças o está escrito. Como o papel é bem grosso e a capa é dura, ficamos despreocupados em deixar a Joana, que é muito curiosa (1 ano) manusear o livro.

A leitura do livro com as crianças foi muito prazerosa, pois cada imagem coloca o Gato do ponto de vista de outros seres, mas para as crianças, isso nem sempre ficou óbvio. Aos poucos foram percebendo a narrativa e até chegando a antecipar o texto.

O João estava ansioso parar virar a página e tentar localizar o próximo animal que estaria “vendo o Gato”. Às vezes para ele achar o gato também era intrigante, pois, do ponto de vista de alguns dos seres, o gato fica muito grande, pequeno ou distorcido, como no caso da Abelha e o Peixe – o que tornou um desafio para nós explicarmos os diferentes pontos de vista.

O mais difícil explicar foi a página da Cobra, pois, apesar da representação fiel (provavelmente até cientifica), foi um desafio falar “visão de calor” ou assuntos afins. O que mais impressionou as crianças foi a imagem no final do livro, na qual o artista mistura todas as percepções anteriores, em uma só imagem. Foi muito divertido tentar associar cada estilo ao seu animal.

Tanto João quanto nós, ficamos fascinados com a página da Pulga: não apenas é uma ilustração muito bonita e provavelmente feita lápis de cor, mas é desafiador perceber o Gato na imagem.

Como o assunto é percepção, a leitura do livro, para nós adultos, foi um pouco diferente. Eu, como pai, achei o livro muito enriquecedor no aspecto em que traz um tema difícil de abordar com crianças de uma forma lúdica e artística. Realmente me fez pensar sobre diversas repercussões na percepção da criança, não apenas de conhecer os seres e suas percepções, mas possivelmente das questões internas do pensamento infantil e sua visão do mundo, que se transforma cotidianamente. Nos fez pensar em como a percepção do João Pedro e da Joana vão mudar com tempo. De repente um dia eles estarão nos vendo de cima.

A leitura desse mês nos trouxe um momento especial em que a Joana pegou o livro e João decidiu lê-lo para sua irmã. Ele sentou mostrou a capa e disse “E todos eles viram o Gato”, lendo da forma que lemos para ele. A cada página a Joana caia na gargalhada e todos nós também. É difícil imaginar o que ela estava pensando, mas foi um momento único em família.

*****

Em 2017, convidamos assinantes do Clube de Leitores A Taba para compartilhar suas experiências de leitura durante um trimestre, abrindo as conversas em nosso fórum. Para conhecer a Renata e o Gabriel, clique aqui.

Assine você também! Faça parte do Clube de Leitores que oferece experiências de leitura de qualidade para seus assinantes.

assinatura_de_livros_infantis_A_Taba_a_partir_de_49_reais_3

 




Participe da conversa!
%d blogueiros gostam disto: