Discurso do urso

Discurso do urso

Escrito por: Julio Cortázar
Ilustrado por: Emilio Urberuaga
Editora: Galerinha Record
Ano de lançamento: 2009

Resenha

O escritor Julio Cortázar é conhecido por suas narrativas fantásticas, repletas de conteúdos estranhos e simbólicos. Em Discurso do urso, ele contempla o público infantil, preservando o mesmo estilo que reservava para o público adulto, oferecendo ao leitor a perspectiva de um urso sensível que transita pelos canos dos prédios das cidades. Nesse percurso, o personagem relata seus momentos contemplativos e suas traquinagens, e por meio delas ele acredita que pode divertir os habitantes dos apartamentos, ou pelo menos alterar a monotonia de suas vidas, pois o momento de tristeza do urso consiste justamente em constatar a solidão em que vivem os homens, que não compartilham da mesma alegria que ele costuma sentir ao se movimentar pelas horas de silêncio nos tubos dos apartamentos. Um livro que cumpre a função da arte de provocar reflexões acerca das condições que determinam a existência de cada um.

Trecho do livro

“Acho que gostam de mim porque meu pelo mantém a tubulação limpa, corro sem descanso pelos tubos e nada me deixa mais feliz do que passar de andar em andar roçando pelos canos.” Obra sem numeração de página.

avatar

escrito por

Somos um grupo independente de especialistas em literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias com um único objetivo: formar uma aldeia, um coletivo de pessoas que vive e experimenta leituras.

gostou? compartilhe!

comente pelo facebook

deixe seu comentário